segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Novo trem do metrô do Recife chega em novembro para integrar aos novos terminais


A chegada, no próximo mês de novembro, do primeiro trem de um pacote de 15 veículos comprados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) dará o pontapé inicial na série de mudanças na Linha Sul do metrô do Recife. Os outros 14 trens serão entregues até o fim de 2013.


O investimento da aquisição dos 15 novos trens foi de R$ 196 milhões, ou seja, cada veículo custou R$ 13,06 milhões. Os equipamentos vão inaugurar uma nova fase no metrô do Recife. “O que chega em novembro vai integrar a Linha Sul do metrô. Essa foi uma decisão estratégica, já que dois terminais estão aguardando  para serem inaugurados, mas nada impede que o trem também seja usado na Linha Centro”, explicou o assessor da superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (STU/REC), Leonardo Beltrão.

Terminais Integrados Tancredo Neves e Cajueiro Seco prontos
De acordo com o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Nelson Menezes, a inauguração dos dois terminais está diretamente ligada à chegada dos trens. O alerta da capacidade esgotada da linha Sul, com a atual frota de trens, somente com a inauguração do Terminal Aeroporto, foi suficiente para o estado frear a inauguração dos dois terminais. A versão só foi finalmente divulgada depois que o próprio governador Eduardo Campos admitiu as razões do “atraso” para a entrega dos terminais.

A previsão é que os 15 trens sejam entregues até fevereiro de 2013, mas antes de serem liberados eles precisam passar por testes. A expectativa é que os testes não demorem tanto como os do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), que faz a linha Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. O equipamento se encontra em testes nos finais de semana com o uso de passageiros, depois de passar um bom tempo carregando sacos para simular o peso da carga, mas durante a semana o trem díesel volta a circular. 

O bancário Marcelo Queiroz, 30 anos, usa o metrô do Recifediariamente e aguarda as mudanças com ansiedade. “Apesar de considerar o transporte público da cidade um dos melhores entre as capitais do Nordeste, acho que a chegada de novos trens será fundamental para a Copa do Mundo”, afirmou.

Informações: Diário de Pernambuco e Blog Mobilidade Urbana

Nenhum comentário:

Postar um comentário