Os novos contratos acabam por encarecerem as obras
RENATO LOBO
Diário do Transporte
O Metrô de São Paulo assinou um novo contrato de obras de acabamento e acesso das estações Eucaliptos e Moema, da Linha 5-Lilás com o consórcio Via-Planova II por R$ 64,5 milhões.
Ambas as paradas estão previstas para serem entregues em 2017. As obras civis dessas estações já são tocadas pelo consórcio formado pelas empresas Heleno & Fonseca e Tiisa, onde o valor do contrato passou de R$ 400,3 milhões para R$ 499,8 milhões, atingindo o teto de 25% de aumento permitido pela Lei.
Em julho, a companhia já havia feito o mesmo nas estações AACD-Servidor e Hospital São Paulo e no pátio de Guido Caloi. O Metrô diz que a medida se dá por conta de serviços que aparecem “no decorrer da obra”.
Por conta dos aumentos de custos, o Tribunal de Contas do Estado abriu uma investigação para apurar eventuais irregularidades. De acordo com o conselheiro Antonio Roque Citadini, existem divergências entre orçamentos e quantidade de material consumido nas obras, encarecendo o projeto de R$ 3,4 bilhões para R$ 4,5 bilhões.
O Metrô, por sua vez, diz que a construção é complexa e que os aditivos foram feitos dentro da lei.
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano
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