Tecnologia deve ser usada em ônibus elétricos-híbridos, já que os veículos emitem menor ruído.
RENATO LOBO
Diário do Transporte
Pedestres e ciclistas são os agentes mais vulneráveis no trânsito. Penso nisso, a Volvo desenvolveu uma tecnologia que detecta estes usuários no viário.
A funcionalidade foi apresentada na Alemanha, e constitui em um sistema de câmera, que ao detectar um usuário vulnerável próximo ao ônibus, emite alerta sonoro tanto ao pedestre ou ciclista, quanto ao motorista.
A funcionalidade deve esta presente na linha de ônibus elétricos da empresa, já que se tratam de veículos mais silenciosos, e portanto com mais riscos de trafegarem desapercebidos.
Segundo a empresa, a tecnologia será testada na Linha 55 em Gotemburgo, na Suécia, neste ano. A inclusão definitiva do sistema nos veículos vendidos pela fabricante deve começar em 2017, na Europa.
A volvo vem se consolidando na tecnologia híbrida, onde desde 2010, começarem a ser produzidos ônibus elétricos em escala comercial, chegando a dois mil ônibus vendidos em 21 países.
No Brasil, a cidade de Curitiba conta desde 2012 com 30 veículos de tamanho convencional, batizados de Hibribus, circulando em linhas como Mercês/Guanabara, Água Verde e Detran/Vicente Machado. Já o modelo articulado pode ser visto circulando em cidades como: Budapeste, na Hungria; Hamburgo, na Alemanha; e Sundsvall, na Suécia.
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano
Nenhum comentário:
Postar um comentário