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Jilmar Tatto diz que retirada dos táxis em corredores aumentaria em mais de 25% a velocidade dos ônibus
Secretário Municipal dos Transportes de São Paulo afirmou também que o vai e vem dos taxistas nos corredores atrapalha mais o trânsito do que se ficassem nas vias comuns
ADAMO BAZANI – CBN
O secretário municipal de transportes Jilmar Tatto defende que os corredores fiquem restritos aos ônibus, sem acesso para outros veículos como táxis. Apenas carros de socorro como de bombeiro, ambulância ou polícia.
A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2013, em entrevista à âncora Fabíola Cidral, no CBN-São Paulo, produzido pela jornalista Gabriela Gonçalves.
Tatto disse ainda que a retirada dos táxis aumentaria em média 25% a velocidade dos ônibus no sentido Bairro-Centro e 31% no sentido Centro-Bairro. A presença dos táxis, segundo ele, vem reduzindo 28% em média a velocidade dos ônibus, segundo o secretário.
O Ministério Público de São Paulo recebeu nesta semana três estudos encaminhados pela SPTrans – São Paulo Transportes sobre a eficiência das faixas e dos corredores exclusivos de ônibus. Um estudo foi feito pela SPTrans, outro pela CET e um terceiro por uma empresa especializada.
A prefeitura diz, nos documentos, que a presença dos táxis nos espaços tira a eficiência do transporte coletivo, reduzindo a velocidade dos ônibus. Em alguns trechos, onde trafegam os táxis, os ônibus circulam em média a 6 quilômetros por hora.
O poder público municipal diz ainda que nos trechos onde são permitidos, três em cada quatro carros usam os corredores exclusivos, mas transportam apenas 1% das pessoas que passam pelos espaços. Na visão da prefeitura, por causa de uma minoria de passageiros, a maioria ainda sofre com viagens mais demoradas.
Segundo Tatto, num corredor, os ônibus transportam em média 271 mil passageiros e os táxis no máximo 2,5 mil pessoas.
Hoje a média de velocidade dos ônibus nos corredores de ônibus é de 16,6 km/h e nas faixas é de 20,4 km/k, sendo que normalmente, nos corredores os coletivos deveriam ter desempenho melhor.
Tatto disse que o entra e sai dos táxis dos corredores atrapalha mais o trânsito do que se estes veículos ficassem nas faixas dos veículos comuns.
O secretário ainda afirmou que há vários pedidos para que diversas categorias usem os corredores, como médicos, carros de concessionárias de serviços. Todos devem ser negados.
Apesar de não haver nenhuma decisão oficial da prefeitura, o secretário foi enfático em reiterar que, na visão do poder público, os carros de praça atrapalham os ônibus.
É grande a possibilidade de a prefeitura retirar os táxis dos corredores à esquerda.
Secretário Municipal dos Transportes de São Paulo afirmou também que o vai e vem dos taxistas nos corredores atrapalha mais o trânsito do que se ficassem nas vias comuns
ADAMO BAZANI – CBN
O secretário municipal de transportes Jilmar Tatto defende que os corredores fiquem restritos aos ônibus, sem acesso para outros veículos como táxis. Apenas carros de socorro como de bombeiro, ambulância ou polícia.
A declaração foi feita na manhã desta quinta-feira, dia 12 de dezembro de 2013, em entrevista à âncora Fabíola Cidral, no CBN-São Paulo, produzido pela jornalista Gabriela Gonçalves.
Tatto disse ainda que a retirada dos táxis aumentaria em média 25% a velocidade dos ônibus no sentido Bairro-Centro e 31% no sentido Centro-Bairro. A presença dos táxis, segundo ele, vem reduzindo 28% em média a velocidade dos ônibus, segundo o secretário.
O Ministério Público de São Paulo recebeu nesta semana três estudos encaminhados pela SPTrans – São Paulo Transportes sobre a eficiência das faixas e dos corredores exclusivos de ônibus. Um estudo foi feito pela SPTrans, outro pela CET e um terceiro por uma empresa especializada.
A prefeitura diz, nos documentos, que a presença dos táxis nos espaços tira a eficiência do transporte coletivo, reduzindo a velocidade dos ônibus. Em alguns trechos, onde trafegam os táxis, os ônibus circulam em média a 6 quilômetros por hora.
O poder público municipal diz ainda que nos trechos onde são permitidos, três em cada quatro carros usam os corredores exclusivos, mas transportam apenas 1% das pessoas que passam pelos espaços. Na visão da prefeitura, por causa de uma minoria de passageiros, a maioria ainda sofre com viagens mais demoradas.
Segundo Tatto, num corredor, os ônibus transportam em média 271 mil passageiros e os táxis no máximo 2,5 mil pessoas.
Hoje a média de velocidade dos ônibus nos corredores de ônibus é de 16,6 km/h e nas faixas é de 20,4 km/k, sendo que normalmente, nos corredores os coletivos deveriam ter desempenho melhor.
Tatto disse que o entra e sai dos táxis dos corredores atrapalha mais o trânsito do que se estes veículos ficassem nas faixas dos veículos comuns.
O secretário ainda afirmou que há vários pedidos para que diversas categorias usem os corredores, como médicos, carros de concessionárias de serviços. Todos devem ser negados.
Apesar de não haver nenhuma decisão oficial da prefeitura, o secretário foi enfático em reiterar que, na visão do poder público, os carros de praça atrapalham os ônibus.
É grande a possibilidade de a prefeitura retirar os táxis dos corredores à esquerda.
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