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Bilhete Único deve ser usado também para aluguel de bicicletas
Testes começam em maio com cem pessoas cadastradas. Secretário de transportes quer ônibus noturnos em áreas restritas do metrô e estuda possibilidade de acesso dos táxis aos terminais de ônibus durante a madrugada
ADAMO BAZANI – CBN
Quem está inscrito no sistema de aluguel de bicicletas Bike Sampa vai poder utilizar o Bilhete Único para pagar os R$ 10 mensais que dão direito ao uso de 30 minutos sem custos adicionais por viagem todos os dias. As bicicletas ficam em 134 estações e a devolução pode ser feita em qualquer uma delas. Se o ciclista ultrapassa os 30 minutos, deve pagar mais R$ 5,00 a cada 30 minutos adicionais.
Hoje, para ter a bicicleta liberada, é necessário ligar para um serviço telefônico ou usar um aplicativo de smartphone.
Com o bilhete único será possível se cadastrar no site da SPTrans e usar o cartão para o pagamento por validadores, como os das catracas de ônibus, que devem ficar nas estações das bicicletas.
Os testes do sistema de bilhete único para bicicleta devem começar em maio com cem pessoas cadastradas que informaram dados sobre suas rotinas de deslocamento , como tempo de percurso e integração entre ônibus, trens e metrô.
TRANSPORTES NA MADRUGADA:
O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse que também estuda implantar novidades nos serviços de ônibus na madrugada.
Uma delas é o uso de áreas restritas das estações do metrô, que ficam ociosas de madrugada e não correspondem a setores de segurança e manutenção, pelos ônibus que vão funcionar neste período. As negociações estão sendo feitas com a companhia do metropolitano.
As estações de metrô que possuem terminais de ônibus próprios, como Jabaquara, Pinheiros e Santana não devem sofrer alterações por terem já espaço seguro para embarque e desembarque durante a madrugada.
O secretário também pretende organizar espaços para táxis dentro dos terminais de ônibus durante a madrugada. Isso, além de possibilitar que o passageiro use os dois meios de transportes para os deslocamentos permite que se o usuário perder o ônibus possa optar pelo táxi, caso não queira esperar pelo próximo coletivo.
Tatto disse que no próximo ao será ampliado o número de ônibus na madrugada. As linhas maiores terão intervalos de 15 minutos e as ligações entre os bairros terão intervalos de 30 minutos.
Os serviços de ônibus na madrugada vão seguir três estruturas operacionais:
- fazer os trajetos do metrô entre 00h00 e 04h00
- percorrer os principais corredores e faixas de ônibus pela cidade
- ligar os bairros aos terminais mais afastados do centro.
A demanda de passageiros e a segurança no trajeto vão determinar quais linhas devem operar durante a madrugada.
Testes começam em maio com cem pessoas cadastradas. Secretário de transportes quer ônibus noturnos em áreas restritas do metrô e estuda possibilidade de acesso dos táxis aos terminais de ônibus durante a madrugada
ADAMO BAZANI – CBN
Quem está inscrito no sistema de aluguel de bicicletas Bike Sampa vai poder utilizar o Bilhete Único para pagar os R$ 10 mensais que dão direito ao uso de 30 minutos sem custos adicionais por viagem todos os dias. As bicicletas ficam em 134 estações e a devolução pode ser feita em qualquer uma delas. Se o ciclista ultrapassa os 30 minutos, deve pagar mais R$ 5,00 a cada 30 minutos adicionais.
Hoje, para ter a bicicleta liberada, é necessário ligar para um serviço telefônico ou usar um aplicativo de smartphone.
Com o bilhete único será possível se cadastrar no site da SPTrans e usar o cartão para o pagamento por validadores, como os das catracas de ônibus, que devem ficar nas estações das bicicletas.
Os testes do sistema de bilhete único para bicicleta devem começar em maio com cem pessoas cadastradas que informaram dados sobre suas rotinas de deslocamento , como tempo de percurso e integração entre ônibus, trens e metrô.
TRANSPORTES NA MADRUGADA:
O secretário municipal de transportes de São Paulo, Jilmar Tatto, disse que também estuda implantar novidades nos serviços de ônibus na madrugada.
Uma delas é o uso de áreas restritas das estações do metrô, que ficam ociosas de madrugada e não correspondem a setores de segurança e manutenção, pelos ônibus que vão funcionar neste período. As negociações estão sendo feitas com a companhia do metropolitano.
As estações de metrô que possuem terminais de ônibus próprios, como Jabaquara, Pinheiros e Santana não devem sofrer alterações por terem já espaço seguro para embarque e desembarque durante a madrugada.
O secretário também pretende organizar espaços para táxis dentro dos terminais de ônibus durante a madrugada. Isso, além de possibilitar que o passageiro use os dois meios de transportes para os deslocamentos permite que se o usuário perder o ônibus possa optar pelo táxi, caso não queira esperar pelo próximo coletivo.
Tatto disse que no próximo ao será ampliado o número de ônibus na madrugada. As linhas maiores terão intervalos de 15 minutos e as ligações entre os bairros terão intervalos de 30 minutos.
Os serviços de ônibus na madrugada vão seguir três estruturas operacionais:
- fazer os trajetos do metrô entre 00h00 e 04h00
- percorrer os principais corredores e faixas de ônibus pela cidade
- ligar os bairros aos terminais mais afastados do centro.
A demanda de passageiros e a segurança no trajeto vão determinar quais linhas devem operar durante a madrugada.
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