AUTOR: RENATO LOBO /
Foto: Fernando Pereira / SECOM
A prefeitura de São Paulo estuda um novo modelo de parada de ônibus visando a integração das linhas, afim de criar uma rede de conexão. As paradas ficariam próximas as esquinas. Os pontos podem ser identificados pelas letras A, B, C e D, além da instalação de demarcações nas calçadas para auxiliar os passageiros. O projeto prevê 160 pontos de conexão.
O conceito é seguir o padrão de conectividade do Metrô, onde as paradas terão nomes alusivos ao local, inclusive com a instalação de totens maiores com mapas e relações de linhas que atendem ao local.
As novas paradas seguem a tendência dos serviços de Bus Rapid Transit (BRT) e Bus Rapid Service (BRS), com exceção de que o pagamento da passagem e integração continuara sendo feito por meio do Bilhete Único.
O projeto vem em um momento em que a administração do prefeito Fernando Haddad licita o novo sistema de transporte, onde é previsto que 30% das 1 mil 387 linhas de ônibus na cidade sejam alteradas ou canceladas. A medida deve trazer maior agilidade ao transporte, mas também aumentar o número de baldeações por parte dos usuários, justificando a implantação das novas estações de transferência.
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