sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Ônibus urbano perde mais de 300 mil passageiros por dia

13/08/2015 | NTU
Levantamento anual feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra que houve uma redução média de 2% no número de passageiros transportados por mês, em relação ao ano de 2013 a 2014. Os dados são baseados em nove das principais capitais brasileiras (Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo). O valor representa cerca de 300 mil passageiros transportados a menos por dia.
Para o presidente da NTU, Otávio Cunha, a produtividade do setor é prejudicada por causa da queda da velocidade operacional, o aumento dos custos dos insumos e a competição com o transporte individual. Segundo ele, para operar transporte público no Brasil é preciso haver maior planejamento de linhas e itinerários.
O presidente da NTU reforça a necessidade de uma política pública que priorize o transporte coletivo. "Também é necessário incentivo, subsídios e desonerações, que dependem exclusivamente de vontade política e comprometimento de governos", afirma.
Ainda de acordo com o levantamento da NTU, os indicadores operacionais do setor mostram que houve pequena queda na produção – diminuição de 2,4 milhões de quilômetros da oferta de serviço – e aumento dos preços dos insumos mais representativos na composição dos custos, como o preço do litro do óleo diesel, que teve aumento médio de 2,8%.
“Porém, mesmo com a queda do número de passageiros e o aumento dos congestionamentos nas cidades, as empresas de ônibus estão se esforçando para manter a oferta de serviços”, afirma. Otávio Cunha esclarece que isso tem sido feito com a inserção de mais veículos para cumprir o mesmo número de viagens programadas pelos órgãos gestores.
Indicadores
O principal indicador de produtividade do setor de transporte público, o Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK), reduziu em 1,5%, no comparativo entre 2013 e 2014. Em relação à idade média da frota dos sistemas, ela teve um aumento de 4,5%, mas não ultrapassou o período de cinco anos em nenhum dos períodos avaliados. Isso mostra o quanto a queda de passageiros impacta diretamente o processo de renovação de frota.
A tarifa média ponderada registrou queda de 2,5%, motivada pela desonerações de tributos e impostos realizadas em 2013 e 2014. Por outro lado, houve aumento de 2% no salário médio dos motoristas de ônibus.
Dados
Ano 2013
Ano 2014
Variação
2013-2014 (%)
Passageiros transportados por mês (unid.)
389.999.475
382.320.763
-2,0%
Quilometragem produzida mensal (km)
230.244.732
229.063.795
-0,5%
Índice de passageiros por quilômetro-IPK (unid.)
1,694
1,669
-1,5%
Passageiros transportados por veículo por dia (unid.)
398
385
-3,2%
Salário médio mensal dos motoristas (R$ const.)*
1.595,65
1.627,67
2,0%
Preço médio do óleo diesel (R$ const)*
2,135
2,198
3,0%
Tarifa média ponderada (R$ const)*
2,93
2,86
-2,5%
Custo ponderado por quilômetro (R$ const)*
5,37
5,19
-3,3%
Idade média da frota (anos)
4,45
4,65
4,5%
 
Preço médio do óleo diesel
O óleo diesel foi um dos principais responsáveis pelo aumento do custo do transporte público. O insumo possui uma representatividade de aproximadamente 25% do custo total. Entre 2013 e 2014, houve um aumento de 3% no preço médio.
Investimentos
O levantamento da NTU mostra que o país possui 94 projetos de BRT em 33 cidades. Do total, 18 estão em operação, 19 em obras e 57 em elaboração. Além disso, são 194 projetos de corredores e 130 de faixas exclusivas, o que mostra a importância de dar continuidade aos investimentos dos governos em mobilidade urbana.
Tipo
Cidades*
Projetos
Extensão (KM)
STATUS
Em Projeto
Em Obras
Em operação
BRT
33
94
1.150,05
57
19
18
Corredor
61
194
968,99
132
35
28
Faixa Exclusiva
34
130
1.152,55
40
4
86
Total
79*
419
3.271,59
229
58
132
 
Contudo, vale ressaltar que, segundo levantamento do Ministério das Cidades, apenas 61 dos 1.317 municípios pesquisados possuem o Plano de Mobilidade Urbana concluído. Entre os que não possuem o plano, apenas 29% estão em processo de elaboração. A proposta da NTU é que o governo federal empreenda maior esforço para capacitar gestores públicos nessas localidades para que os planos sejam desenvolvidos, permitindo avançar na qualidade do transporte público.

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