A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará a partir da próxima quinta-feira (20/08) a redução de velocidade máxima, para 50 Km/h, em 11 vias da capital. As alterações acontecerão na Rua Henrique Schaumann, Avenida Paulo VI, Avenida Sumaré, Avenida Antártica, Viaduto Antártica, Avenida Afrânio Peixoto, Avenida Valdemar Ferreira e Avenida Professor Manuel Chaves (zona oeste), na Avenida Vereador José Diniz, Avenida Carlos Caldeira Filho e Estrada do Campo Limpo (zona sul). Atualmente, a velocidade permitida é de 60 km/h.
Trajetos nas zonas sul e oeste terão limite reduzido de 60 km/h para 50 km/h a partir de quinta-feira (20/08)
A medida está inserida no plano de redução de acidentes viários do "Programa de Proteção à Vida".
Faixas e painéis informativos começarão a ser colocadas nesta segunda-feira (17/08) para orientar os motoristas sobre as mudanças com alguns dias de antecedência. Serão utilizadas 149 placas de sinalização vertical nas 11 vias.
O "Programa de Proteção à Vida", iniciado em 2013, no começo da atual gestão, visa a redução de acidentes e atropelamentos na cidade, ampliado uma série de ações para segurança de todos os agentes do trânsito, especialmente os pedestres. A iniciativa inclui várias frentes como o "CET no Seu Bairro"; a implantação de "Áreas 40"; do "Frente Segura" (bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas); das faixas de pedestres diagonais em cruzamentos de grande movimento; e da redução de velocidade para o padrão máximo de 50 km/h. Também foram revitalizados os semáforos de 4.537 cruzamentos na cidade. Com isso, pretende-se melhorar a segurança dos usuários do sistema viário, buscando a convivência pacífica entre todos.
Alterações no Sistema Viário
Avenida Afrânio Peixoto / Avenida Valdemar Ferreira
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h nas avenidas Afrânio Peixoto e Valdemar Ferreira, entre o Portão 1 da USP e o Túnel Euryclides de Jesus Zerbini (trecho com 1,1 km de extensão).
Rua Henrique Schaumann / Avenida Paulo VI / Avenida Sumaré / Avenida Antártica / Viaduto Antártica
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h na Rua Henrique Schaumann, Avenida Paulo VI, Avenida Sumaré, Avenida Antártica e Viaduto Antártica, entre a Rua Cardeal Arcoverde e a Avenida Marquês de São Vicente (trecho com 5,9 km de extensão).
No trecho adjacente ao cruzamento com a Rua Doutor Homem de Melo, a velocidade máxima permitida será de 40 km/h devido a uma curva acentuada.
Avenida Professor Manuel José Chaves
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Banibas e a Ponte Cidade Universitária (trecho com 400 metros de extensão).
Avenida Carlos Caldeira Filho
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Avenida Giovanni Gronchi e o Largo do Campo Limpo (trecho com 2,9 km de extensão).
Avenida Vereador José Diniz
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre as avenidas Adolfo Pinheiro e Ibirapuera (trecho com 3,9 km de extensão).
Estrada do Campo Limpo
Regulamentação de velocidade máxima de 50 km/h entre a Rua Alves dos Santos e o Largo do Campo Limpo (trecho com 4,2 km de extensão).
No trecho próximo à Rua Silvino Machado e no trecho próximo à Rua Clarimundo Gonçalves, a velocidade regulamentada existente de 40 km/h será mantida.
A medida se faz necessária visto que as referidas vias possuem tráfego intenso, grande volume de pedestres e registraram acidentes em 2014. Dessa forma, velocidades menores são necessárias para promover condições seguras e confortáveis de circulação aos pedestres, que ainda representam o maior número de vítimas no trânsito em São Paulo.
A Engenharia de Campo da CET vai acompanhar o desempenho da nova medida e intensificar o monitoramento do trânsito nessas regiões.
Fale com a CET - Ligue 1188. Atendimento 24 horas para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário