O turista que for se dirigir ao estádio do Itaquerão para acompanhar os jogos da copa do mundo em São Paulo terá como melhor opção o sistema metroferroviário, que corresponde as linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM.
No entanto em ambos os ramais, obras que foram prometidas para este ano sofreram atrasos.
No caso da CPTM, o Expresso leste que fará viagens entre a Luz e Corinthians-Itaquera em 19 minutos, sem parar no Brás e em Tatuapé tem atrasos nas obras de modernização do sistema de sinalização a pelo menos 2 anos. O CBTC que custou € 169,6 milhões e deveria estar funcionando no Expresso Leste junto com a linha 10-Turquesa não saiu do papel. Leia
Sem contar os inúmeros trechos de redução de velocidade que existe do trecho. Mas este assunto é proibido na CPTM, e a companhia não diz o motivo da lentidão. Apenas que está tocando obras para saná-las.
Já no Metrô, 2 frentes de trabalhos tem atraso. A primeira esta relacionado ao sistema de sinalização, que também será o CBTC. Com prazo de conclusão nos 3 ramais (1. 2 e 3) para 2014, apenas a linha 2 tem a plena operação apenas aos finais de semana.
O outro, se refere a modernização dos 98 trens da empresa, que fora prometido para 2014. Apenas cerca de 50% foi reformada. O Metrô realocou trens de outras linhas para a lotada 3-vermelha. Ou seja: Linha 1-azul perdeu os trens novos da frota H (6 trens) e a 2-verde teve 5 trens da frota G enviados para o ramal chamado antigamente de leste-Oeste.
Cabe ressaltar que no Metrô, o “buraco é mais em baixo”, e ambos os casos tiveram alguma suspeita de corrupção. No caso da reforma, o contrato foi suspenso. Já no caso da troca da sinalização, O metrô disse “não haver “indícios suficientes de irregularidades”, ainda que a promotoria havia pedido a suspensão.
O MPE investiga dez contratos de reforma e modernização de trens.
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