Híbrido entre metrô e ônibus, ele trafegará sobre trilhos, acima dos automóveis. Pode ser implantado rapidamente, a custo relativamente baixo — mas transporta até 1200 passageiros
Por Jéssica Lipinski no Instituto CarbonoBrasil
Com o excesso de carros nas ruas, a insegurança em andar de moto ou bicicleta e as opções muitas vezes problemáticas dos transportes públicos, é comum se perguntar se há algum meio de transporte urbano realmente eficiente. A resposta, pelo menos para os chineses, pode estar acima das ruas. Trata-se de um projeto de transporte urbano semelhante a um metrô, mas que passa por cima dos carros.
O veículo, chamado Land Air Bus, é uma mistura de ônibus e metrô, e seus trilhos ficariam localizados à margem das vias, enquanto ele passa por cima das ruas e avenidas, como se fosse um túnel.
Um dos chamarizes do projeto, além de prometer reduzir o trânsito em 30%, é o corte no uso de combustível: o veículo, que é parcialmente movido por placas solares e motor elétrico, economizaria até 860 toneladas de combustível por ano, e diminuiria a emissão de dióxido de carbono para a atmosfera em 2640 toneladas anuais.
Outras vantagens são a rapidez e o preço de sua construção: enquanto que, para construir 40 quilômetros de infraestrutura de metrô seriam necessários três anos, para a implementação do Land Air Bus seria necessário apenas um ano, e custo dez vezes mais baixo.
O ônibus comporta até 1200 pessoas, divididas em quatro vagões com uma capacidade de 300 pessoas cada. O veículo possui seis metros de largura por quatro de altura e ocupa duas pistas, permitindo que carros de até dois metros de altura passem por baixo.
Ele pode chegar a até 60 quilômetros por hora, mas deve andar a uma velocidade média de 40 km/h. O Land Air Bus tem ainda um sistema que freia automaticamente em caso de emergência, como um acidente à frente.
Embora ainda não haja previsões concretas da implementação do ônibus em nenhuma cidade chinesa, o projeto está sendo apresentado no país como o futuro do transporte nas grandes cidades, e há rumores de que um trecho seria construído na cidade de Pequim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário