Operadoras devem parar de adquirir veículos a diesel a partir de 2018
RENATO LOBO
Diário do Transporte
A resposta de Londres para o problema da poluição do ar, que deve matar mais de 9.000 habitantes locais por ano, é a ampliação da frota de ônibus elétrico.
Esta semana o prefeito Sadiq Khan anunciou que deve acrescentar a frota londrina mais 35 ônibus elétricos nas rotas entre White City e Victoria, e South Kensington e Acton.
A aquisição deve elevar a quantidade deste tipo de veículos para mais de 120, além dos 2.000 elétricos híbridos que já operam, fazendo com que 20% da frota seja movida por combustíveis limpos.
A gerenciadora do sistema Transport for London – TfL planeja encerrar a aquisição de novos ônibus de dois andares movidos a diesel a partir de 2018, e converter mais de 3.100 deles em híbridos ou elétricos a partir de 2019.
“Mais da metade da poluição atmosférica de Londres é causada pelo transporte rodoviário e nossos ônibus mais antigos são um dos maiores contribuintes para as nocivas emissões no centro de Londres”, disse Khan.
A capital tem atualmente a maior frota de ônibus elétricos da Europa, e a TfL também tem explorado a introdução de veículos a hidrogênio, com oito deles em operação.
Renato Lobo, técnico em Transportes Sobre Pneus e Trânsito Urbano
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