AUTOR: RENATO LOBO //
VIATROLEBUS
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, participou do programa Pânico no Rádio. Entre os temas abordados, o da Mobilidade Urbana tomou conta da discussão, de forma mais contundente pelo humorista Márvio Lúcio, o Carioca, que anteriormente já havia feito oposição à gestão do petista com vídeos na internet.
Faixas de ônibus
Sobre a segregação de faixas de rolamento para o transporte coletivo, Haddad diz que é tendência mundial. “Existe hoje um paradigma mundial sobre e mobilidade…todos os especialistas respeitáveis entendem que o sistema viário está dado”, disse o prefeito, se referindo a limitação do espaço viário. “Não faz sentido ônibus preso em congestionamento de carros”, pontuou.
O ex-ministro da educação cita ainda a lei nacional sobre mobilidade, recomendada pela Nações Unidas, que determina que as ações do poder público devem privilegiar primeiramente os pedestres, ciclistas, transporte público, transporte de carga e, por último, o transporte motorizado individual.
Questionado pelo humorista Evandro Santo, o Christian Pior, sobre a presença de táxis em corredores de ônibus, o prefeito disse que a administração pública está concluindo estudos, onde a presença deste tipo de transporte, nestas estruturas, não influencia tão diretamente na operação dos veículos coletivos.
Ciclovias
“Não existe ciclistas sem ciclovias. O Ibope diz que aumentou 50% o número de ciclistas, e no mesmo período reduziu 34% o número de mortes”, afirmou o prefeito. O humorista Carioca citou os problemas de estruturas das ciclofaixas, como buracos. Haddad disse que a qualidade das ciclovias se mede pelo incremento no uso de ciclistas e a queda no número de mortes.
Novos corredores de ônibus
Haddad contou ainda que sua meta de entrega de 150 quilômetros de corredores de ônibus está prejudicada por que recursos prometidos do PAC “foram transferidos a conta gotas por conta da crise econômica”, se referindo a lentidão dos repasses do governo Federal. O prefeito diz ainda que deve entregar 500 km de faixas exclusivas de ônibus, que também contribui para velocidade dos coletivos.
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