quarta-feira, 4 de março de 2015

Como são pavimentadas as ciclovias na Holanda (e no Brasil)

 

Detalhe da pavimentação de uma ciclofaixa na Holanda: o asfalto já vem vermelho. Imagem: Bycicle Duth/Reprodução
Detalhe da pavimentação de uma ciclofaixa na Holanda: o asfalto já vem vermelho. Imagem: Bycicle Duth/Reprodução
A cor chamativa das ciclofaixas e ciclovias holandesas chama bastante atenção, demarcando o espaço exclusivo dos ciclistas. Mas ao contrário do que se pode pensar, a cor não é obtida com aplicação de tinta, mas com uma camada de asfalto colorido.
O vídeo abaixo, dica do leitor Leone Cesca, mostra o processo de recapeamento de uma rua com ciclofaixas. Sim, ciclofaixas, no plural: há uma de cada lado da via. Foram usadas máquinas separadas para a área dos carros e as das bicicletas. É possível perceber que o asfalto já vem vermelho.
As ciclovias na Holanda não são sempre vermelhas. Não há lei determinando a cor a ser utilizada, ficando a cargo de cada município. Mas há diversos estudos sobre as cores mais apropriadas para cada situação. Em certos casos, nem é necessário colorir o pavimento. A cor vermelha é bastante utilizada para indicar pontos de conflito ou de atenção.

E por aqui?

Não há padronização no Brasil para o método de pintura ou pavimentação de ciclovias e ciclofaixas. Em muitos casos, a utilização de tinta inadequada faz com que a ciclovia se torne escorregadia na chuva, causando acidentes e colocando os ciclistas em risco.
É o que aconteceu com a primeira etapa da Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo: as quedas (e reclamações) eram constantes. Quando ela foi expandida, outro tipo de pintura foi utilizado, resolvendo o problema ao menos no novo trecho. Veja aqui qual foi a solução.
Detalhe da pintura do trecho mais recente da Ciclovia Rio Pinheiros.
Detalhe da pintura do trecho mais recente da Ciclovia Rio Pinheiros. Foto: Willian Cruz
No Parque do ibirapuera, também na capital paulista, a solução foi uma tinta específica para ciclovias, que tem se mostrado adequada mesmo quando chove. Veja aqui.
Trabalhador fazendo aplicação da tinta especial para pavimento de ciclovias, no Parque do Ibirapuera. Note que ela é espessa e precisa ser espalhada. Foto: Willian Cruz
Trabalhador fazendo aplicação da tinta especial para pavimento de ciclovias, no Parque do Ibirapuera. Note que ela é espessa e precisa ser espalhada.
Foto: Willian Cruz/Vá de Bike
Já na Av. Faria Lima, ainda em São Paulo, a solução foi mais próxima da holandesa: um pigmento em pó foi acrescentado ao concreto, sendo misturado ainda dentro do caminhão, para que fosse aplicado já na coloração desejada.
Trabalho de aplainamento do piso da ciclovia da Av. Faria Lima, logo após a aplicação do concreto já tingido. Foto: Willian Cruz
Trabalho de aplainamento do piso da ciclovia da Av. Faria Lima, logo após a aplicação do concreto já tingido. Foto: Willian Cruz

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