CAIO LOBO // VIATROLEBJUS
Em 2013, o Governo do Estado firmou contrato de R$ 2 bilhões para a compra de 65 trens para a CPTM que deveriam ter sido entregues até o meio de 2016. Até agora, apenas 20 foram entregues sendo 11 em operação e 8 que sequer foram aprovados nos testes de segurança e estão parados. 1 está parado por questões burocráticas.
O contrato foi assinado com 2 empresas: a espanhola CAF e a sul-coreana Hyundai/Rotem. A CAF teria que ter entregue 35 trens e a Hyundai/Rotem as demais. Os 8 que estão parados são 4 cada de empresa. Todos que estão em operação são da CAF mas já apresentaram bastante problemas.
A reportagem do Bom dia Brasil, da Rede Globo, teve acesso com exclusividade ao relatório feito por engenheiros do MP que avaliou os trens que estão em circulação mas apresentando problemas e aqueles que não passaram nem pela fase de testes. O parecer foi dado após vistoria em linhas e no pátio onde parte deles está estacionado, em Osasco, na Grande São Paulo.
Os engenheiros apontam no documento que quatro dos cinco trens entregues até aqui pela Hyundai possuem uma série de problemas e, por isto, são reprovados nos testes dinâmicos, que avaliam o equipamento em movimento. Já no caso da CAF, dois dos quatro trens parados estão há um tempo considerável tentando superar a fase de testes. Um deles aguarda liberação desde junho de 2015.
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