quinta-feira, 4 de maio de 2017

Custo para construção da Linha 18 sobe


A linha 18 – bronze, do Metrô, continua um mistério para todos. O ramal, que será por monotrilho, ligará a estação Tamanduateí, da linha 2 – Verde, a região do ABC. A assinatura do contrato com a empresa que construirá e operará a linha foi assinado em 2014 com investimento de R$ 1,93 bilhão, com data-base de julho daquele ano. Passados 3 anos e a obra nào começou, os custos do projeto devem ser reajustados.

De acordo com o Metro Jornal, a futura linha conta com R$ 1,27 bilhão por meio de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), R$ 400 milhões de repasse do OGU (Orçamento Geral da União) e R$ 252,4 milhões do Tesouro do Estado. Além do aporte, o projeto prevê R$ 406,9 milhões para as desapropriações.
De acordo com o balanço, as verbas do BNDES e do OGU não podem ser aumentadas. Com isso, o governo estadual terá de arcar com a elevação de custos do projeto.
“Dessa forma, as correções dos valores contratuais poderão resultar em riscos fiscais advindos da ocorrência da necessidade de suplementação dos R$ 252,4 milhões”, alerta a publicação. Portanto, de acordo com o texto, tais custos adicionais podem afetar as contas públicas do Estado.

O Governo do Estado diz que espera liberação de recurso do Minsitério do Planejamento para seguir com as desapropriações. O Governo Federal alega que o governo estadual não apresentou capacidade de pagamento desse montante solicitado.

“A metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro Nacional não leva em conta a situação financeira de São Paulo diante do cenário de crise no resto do país”, diz nota do governo estadual.
E enquanto isso a obra segue sem começar.

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