Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a desvalorização da moeda nacional, o bolívar, e aumentou o preço da gasolina pela primeira vez em quase 20 anos; a gasolina considerada mais barata do mundo teve seu preço reajustado em 6.085%; medidas fazem parte de uma estratégia para enfrentar o agravamento da crise econômica venezuelana
18 DE FEVEREIRO DE 2016
247 - A Venezuela anunciou a desvalorização da moeda nacional, o bolívar, e aumentou a gasolina pela primeira vez em quase 20 anos. Medidas anunciadas pelo presidente Nicolás Maduro fazem parte de uma estratégia para enfrentar o agravamento da crise econômica venezuelana. "O novo sistema será vantajoso para todos", disse Maduro.
Segundo ele, os recursos originários com a venda gasolina serão empregados no custeio de programas sociais. O galão do combustível, que custava 40 centavos de bolívar, passará a ser comercializado por 22 bolívares. O litro da gasolina tipo super passou de US$ 0,01 para US$ 0,95, uma alta de 6.085%.
O governo da Venezuela também desvalorizou o câmbio do bolívar frente ao dólar em 37%, apesar de manter o sistema de bandas cambiais. Uma segunda taxa de câmbio, esta flutuante, também foi implantada pelo governo de Maduro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário