AUTOR: RENATO LOBO
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Foi concluída na quarta-feira (17) a licitação para obras que vão permitir o escoamento de cargas pela Hidrovia do Rio Tocantins. As obras são para derrocamento do Pedral do Lourenço, uma formação rochosa situada no rio. A empresa DTA Engenharia Limitada venceu a concorrência ao custo 7,15 por cento menor do que o inicial, representando uma economia de 40 milhões de reais. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.
A licitação para a obra foi lançada pela presidente Dilma Rousseff em março de 2014 e de lá para cá foi necessário relançar a disputa pela segunda vez.
Tratam-se de 43 quilômetros de pedra que, no período do verão, impedem a navegabilidade do rio Tocantis. A expectativa é que o eixo hidroviário seja viável nos 12 meses do ano em um trecho de 500 quilômetros entre Marabá e a Vila do Conde, em Barcarena. É esperado que o escoamento de produção agrícola, pecuária e mineral do Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso seja feita pelo porto de Vila do Conde.
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