AUTOR: RENATO LOBO
viatrolebus
Na quinta e última postagem do especial “Via Trolebus no Chile” o foco é o transporte ferroviário de passageiros. Na contramão de outros países da América Latina, incluindo nosso Brasil, o Chile possuí serviços de trens de média e longa distância.
As linhas são administradas pela Empresa de los Ferrocarriles del Estado (EFE), e as composições elétricas podem chegar a velocidade de até 140 km/h. São divididos em “classe turística” e “classe preferente”. Por ano, são transportados mais de 10 milhões de passageiros em todo o país.
O fato da região ser atendida por trens não significa que todo o transporte de passageiros por pneus foi suprimido. Na verdade, o cenário que se mostrou no Chile, desmistificou a ideia de alguém que mora em São Paulo, e espera que uma promessa governamental na implantação de trens regionais, alterne por definitivo, a forma de deslocamentos dos Chilenos que vão da capital ao Sul, e vice versa.
A linha de ônibus rodoviário entre Santiago e Curico tem partidas no mesmo volume que a ligação entre São Paulo – Guarujá ou São Paulo – Praia Grande. Em períodos de festas, são registrados longos congestionamentos nas estradas que ligam as regiões.
A viagem de ônibus entre as duas regiões é mais vantajosa de ônibus do ponto de vista da tarifa. Mesmo assim, as passagens de trem são disputadas, por conta do conforto, rapidez e todo o charme de se viajar em um transporte sobre trilhos.
Metrotren
Operado pela chilena Central Railway, uma subsidiária da EFE, a linha cobre uma distância de 310 km, entre Santiago e da cidade de Linares, ligando 24 municípios localizados ao sul da capital.
A ferrovia possui conexão com Metro de Santiago na Estação Central, da Linha 1. A tarifa é cobrada por trecho.
Terrasur
Esta rota ferroviária é a mais longa do país, com cerca de 400 km de distância entre Santiago e Chillán. A linha possui 12 estações e foi inaugurada em 2001. Durante a noite a linha presta serviços até Temuco, com cerca de 670 km de distância de Santiago.
Biotrén
Não se trata de um trem de longa distância, mas um sistema metropolitano que atende a toda Região de Biobío, a segunda mais populosa do Chile, que fica a cerca de 450 km de Santiago, ao sul. A malha atende as cidades de Concepción, Talcahuano, Hualpén, San Pedro de la Paz, Chiguayante e Hualqui.
Foi inaugurado em 1999, é administrado por Fesub Concepción SA, subsidiária da EFE. Possui duas linhas com o total de 48 quilômetros de extensão. Os trens chegam a velocidade de até 90 Km/h. O intervalo das composições são de 18 minutos no horário de maior movimento.
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