Como um reforço para o engajamento da sociedade na luta contra a violência no trânsito e nas estradas, o governo federal trará para Brasília, em novembro, a Segunda Conferência Global de Alto Nível em Segurança no Trânsito (2º Road Safety). O Ministério dos Transportes, junto a outros órgãos, compõe o staff governamental atuante nesta discussão sobre as estratégias para mudar as estatísticas de mortes no Brasil e no mundo. Para tanto, a sociedade civil também está sendo convocada para levar ao fórum suas contribuições para enfrentar este desafio e mudar o cenário do país que, atualmente, ocupa o quinto lugar em mortes por acidentes, com cerca de 45 mil por ano, segundo dados do Ministério da Saúde.
Em vídeo destinado à divulgação do evento, o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, reafirma a necessidade de incluir a população no debate, destacando que a contribuição para preservação de vidas deve vir também de cada um dos brasileiros. “É fundamental que todos participem das discussões sobre infraestrutura e segurança nas rodovias que ligam o país de Norte a Sul. Nossa estratégia é buscar a parceria da sociedade como aliada na redução de acidentes e da violência no trânsito”, destacou. Os ministros da Saúde, Arthur Chioro, das Cidades, Gilberto Kassab, e da Justiça, Eduardo Cardoso, também gravaram depoimentos para chamar a sociedade a participar da Conferência.
A sugestão para sediar a 2ª Road Safety partiu do governo brasileiro durante a primeira Conferência, realizada em abril de 2014, e foi acolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (UNGA) na Resolução sobre a “Melhoria da Segurança Global no Trânsito”. A Conferência acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro de 2015, na capital federal, para reforçar a semana em que é também celebrado o dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (World Day of Remembrance for Road Traffic Victims). A estimativa é que participem 150 países, por meio de 1.700 representantes, incluindo ministros da Saúde, Cidades, Interior, Transportes, Segurança Pública e áreas correlatas à segurança no trânsito e suas delegações além de representantes da sociedade civil.
As discussões para a sensibilização da população quanto ao assunto já fazem parte das agendas governamentais. O Ministério dos Transportes, em parceria com os ministérios das Cidades, da Justiça e da Saúde, realizam, todos os anos, uma série de ações de conscientização e campanhas educativas que são veiculadas, principalmente, em períodos estratégicos, quando a movimentação nas ruas e estradas é ampliada, como Carnaval, férias escolares, épocas de festas e feriados prolongados. Projetos contínuos como Parada pela Vida e operações especializadas, como o Rodovida, atuam para a sensibilização da população e fiscalização do tráfego para prevenção de acidentes.
Assim como no Brasil, há centenas de nações que precisam aprimorar suas políticas públicas para diminuir as tragédias relativas ao trânsito que acometem milhões de famílias todos os anos. Durante a Conferência, os representantes dos governos e das sociedades civis irão repactuar metas e estabelecer novas medidas para garantir a segurança da população a fim de poupar milhões de vidas.
Assista abaixo o vídeo de divulgação do evento:
Assista abaixo o vídeo de divulgação do evento:
Nenhum comentário:
Postar um comentário