Um dos grandes desafios nos maiores centros urbanos brasileiros é oferecer às populações um transporte público eficiente e confortável. Em junho de 2013, o governo federal estabeleceu os critérios do Pacto da Mobilidade Urbana, para reforçar os investimentos no setor, sempre em parceria com estados e municípios, para oferecer maior qualidade ao transporte público e desafogar o trânsito nas cidades, dando mais qualidade de vida às pessoas.
Foram disponibilizados R$ 143 bilhões em recursos para requalificar e implantar novos sistemas de transporte público, ampliando a capacidade atual e promovendo a integração entre diferentes modais. Desse total, R$ 93 bilhões eram da carteira de obras do PAC 2 e R$ 50 bilhões do Pacto de Mobilidade Urbana, de acordo com os vários pedidos feitos por prefeituras e governos de estado.
A primeira fase do Pacto beneficiava as grandes capitais e regiões metropolitanas do País. Em abril de 2014, o Pacto entrou na sua segunda fase, estabelecendo recursos para projetos de municípios (entre eles algumas capitais) com populações entre 400 mil e 700 mil habitantes.
Entre os projetos selecionados, está o VLT da Baixada Santista. É o primeiro do seu tipo a ser construído no Brasil. Terá 24 quilômetros de extensão e beneficiará 9 municípios da região, entre eles Santos, São Vicente e Guarujá.
Em Porto Alegre, foram investidos mais de R$ 4 bilhões na ampliação do metrô entre Novo Hamburgo e a capital gaúcha, e na inauguração do Aeromóvel, que interliga o metrô ao Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Outra novidade nas ruas das grandes cidades brasileiras são os BRTs, sistemas modernos de transporte público que oferecem maior conforto e segurança, além de redução no tempo das viagens. Dois dos principais BRTs já inaugurados são o Transcarioca, no Rio de Janeiro, e o Expresso DF Sul, em Brasília. Como apontou a presidenta Dilma Rousseff, "esse é o transporte público de massa que o nosso povo merece".
Saiba mais como o PAC 2 tem contribuído para melhorar a mobilidade urbana no país.
Veja fotos de obras de mobilidade urbana pelo país.
Os metrôs também têm recebido investimentos. Salvador que o diga. Após 14 anos sonhando com um, finalmente ganhou o seu - o primeiro trecho de 6 quilômetros foi inaugurado - e aprovado - este ano.
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