Ainda que a política de implantação de ciclovias na cidade de São Paulo tenha tido apoio popular, é muito comum ler ou ouvir criticas da medida, principalmente por motoristas do automóvel, sobretudo aqueles que na maioria das vezes não usam outro tipo de modal de transporte. As críticas são principalmente pela sensação de que se tirou ou apertou as faixas de rolamentos dos carros, ainda que a primeira afirmação não seja verdadeira (Leia: 10 mitos sobre as ciclovias em São Paulo)
O Departamento de Transportes de Nova Iorque realizou uma pesquisa e verificou algo na contra mão do discuso contra as ciclovias: em diversas avenidas de Manhattan, as via exclusivas para as bikes aumentaram a velocidade dos carros. O estudo colheu índices de velocidade de tráfego em três diferentes eixos que cotiam ciclovias implantadas em 2010 e 2011.
Após a construção de ciclovias nas avenidas Columbus e 8th, foi reduzido significativamente o tempo que um carro demora para atravessar uma distância específica. Na Columbus, a redução foi de 35% no tempo gasto no deslocamentos no horário de pico, entre o trecho das as ruas 77th e 96th. Na avenida 8th houve queda de 14% no tempo de deslocamentos em um trecho de 11 quarteirões entre as ruas 23rd e 34th.
O motivo que aponta a redução da velocidade foi o fato de que também por la as vias para os carros foram redesenhadas e estreitadas. Por consequência disto foram criadas áreas de espera à esquerda, o que não prejudica o trânsito e torna o uso de bicicletas mais seguro. Ou seja, a medida trouxe uma melhor organização do trafego de carros, e acabou por beneficiar os motoristas de carro.
Na cidade NY foram implantadas não 400 km, mas 700 km de ciclovias, grande parte delas nos mesmo moldes das que estão sendo construídas aqui em São Paulo.
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