Blog Ponto de Ônibus
Número de carros chega a 80% da frota da cidade de São Paulo
Ônibus urbanos somam apenas 3% da frota , mas respondem por 30% das viagens
ADAMO BAZANI – CBN
Mais um dado oficial mostra que chega a ser ilógica a continuação de políticas que incentivam mais o transporte individual que o transporte público.
De acordo com a Pesquisa de Monitoração da Fluidez, da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, os carros particulares na cidade de São Paulo representaram 80% de toda a frota de mais de sete milhões de veículos em 2013. No anterior, este número foi de 78%.
Isto é, mesmo que em pequenas proporções, os carros particulares continuam aumentando na cidade.
Já a frota de motocicletas passou de 16% para 15% entre 2012 e 2013.
Os ônibus urbanos permaneceram apenas em 3% da frota. Apesar disso, os ônibus respondem por mais de 30% dos deslocamentos na cidade. Ou seja, uma pequena parcela de veículos atende uma grande parte das pessoas. Apesar disso, ainda são tímidas as ações em prol do transporte coletivo.
Os ônibus fretados, que também ajudam na mobilidade urbana, representam apenas 1% da frota.
Os caminhões, que já foram apontados como vilões nos congestionamentos, só respondem por 2% dos veículos em São Paulo.
A pesquisa analisou 220 quilômetros de vias na Capital Paulista.
Se forem levados em consideração apenas os horários de pico, a diferença entre a ocupação das vias proporcionada pelos carros particulares e pelo transporte público é gritante: 95% da frota circulante entre automóveis e motos na parte da manhã. Na parte da tarde, este número sobe para 96% de veículos de transporte individual.
Ainda de acordo com a pesquisa, as faixas exclusivas para ônibus trouxeram em 2013 ganhos de velocidade de até 45% para quem usa o transporte público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário