sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O futuro de SP também passa, finalmente, pela Zona Leste

Viatrolebus

Dos cerca de 11 milhões de habitantes da cidade de São Paulo, mais de quatro milhões vivem na zona leste. Apesar de ser a mais populosa, a região é uma das que menos tem vagas de emprego, o que obriga os moradores a se deslocarem diariamente, principalmente para o centro e as zonas sul e oeste.
Além dos postos de trabalho, a Z/L, como é chamada carinhosamente pela população, também sofre com a falta de estrutura de transportes. O único grande corredor viário de acesso é a famigerada Radial Leste, saturada há muitos anos, mesmo com a implantação de faixas reversíveis nos horários de pico. Nos trilhos, a Linha 3 do Metrô e as linhas 11 e 12 da CPTM também estão superlotadas.
Nos últimos meses o quadro tem começado a mudar, principalmente com iniciativas  do governo estadual e da prefeitura. Nas próximas semanas, meses e anos, outras virão, trazendo mais estrutura de transportes e novas possibilidades de emprego. Confira algumas das principais ações:
Rodoanel Leste: Neste ano, o anel viário que tira milhares de caminhões e carros da cidade chegou à Zona Leste. O acesso à Rodovia Ayrton Senna já está liberado e o trecho até a Presidente Dutra deve ser entregue nas próximas semanas.
Quem frequenta a região sabe que o Rodoanel poderá aliviar o trânsito, principalmente no trecho final da Marginal Tietê e nas avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Ignácio de Anhaia Mello e do Estado, que servem de corredor para caminhões que trafegam entre o interior e o litoral.
Complexo Viário de Itaquera: Em frente à estação Corinthians-Itaquera e ao novo estádio, foram construídos uma série de viadutos e um túnel, que destravaram um gargalo importante.
Extensão da Linha 2-Verde: Depois da Vila Prudente, a linha vai passar por outros bairros populosos da zona leste, como Penha e Anália Franco, chegando até Guarulhos.
Linha 15-Prata em monotrilho: Após a inauguração em fase de testes das duas primeiras estações, entre Vila Prudente e Oratório, a Linha 15 vai seguir por 24,6 quilômetros, para chegar até São Mateus e Cidade Tiradentes.
Faixas exclusivas de ônibus: Algumas das principais avenidas da região, como Radial Leste, Aricanduva e Sapopemba, recebem novos trechos de faixas exclusivas, que facilitam a vida de quem utiliza o transporte público.
Ciclovias: A única ciclovia de porte da região é paralela à Radial e aos trilhos do Metrô e da CPTM, mas a prefeitura tem instalado novos trechos na zona leste semanalmente.
Incentivos fiscais para as empresas: Ideia discutida há pelo menos 20 anos, o incentivo para que empresas se instalem e gerem empregos na Zona Leste começou, finalmente, a sair do papel. Nesta quinta-feira (18), o prefeito participou do lançamento de uma unidade, de uma empresa de call center, que promete abrir 3 mil postos de trabalho na região (Veja aqui a matéria no Portal G1: (Veja aqui)

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