Após inaugurar dezenas de quilômetros de novas ciclovias e planejar outras centenas para os próximos meses, a Prefeitura de São Paulo lança nesta semana, por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) uma série de ações para fiscalizar o respeito às faixas e orientar, não apenas ciclietas, mas também motoristas e pedestres sobre o uso correto delas.
Com o nome de Bicicleta Segura, a iniciativa vai contar com várias frentes de atuação. Confia abaixo as principais:
Plano de Comunicação para Ciclistas: instalar nova comunicação visual nas regiões com ciclovias e preparar os orientadores de travessias, para que possam auxliliar os ciclistas qunado necessário.
Orientação no trânsito: Distribuir material impresso, educativo, para motoristas e pedestres, com as regras de trânsito voltadas á segurança dos ciclistas.
Radares: poderão fiscalizar a invasão de veículos em ciclovias/ciclofaixas e também a velocidade máxima permitida nos eixos onde existem espaços segregados para ciclistas. Entre os primeiros endereços que irão receber radares estão:
Av Liberdade / Rua Pirajussara / Av. Eliseu de Almeida / Av. Vereador Abel Ferreira / Av. Dr. Luiz Ayres / Av. Dr Assis Ribeiro / Av. São João / Av. Brás Leme / Av. Eng Caetano Álvares / Av. Cruzeiro do Sul / Av. Joaquina Ramalho / Av. Edgar Facó / Av. Olavo Fontoura / Av. General Ataliba Leonel / Av. Guilherme Cothing / Av. Mutinga / Av. Direitos Humanos / Av. Zaki Narchi / Av. Atlântica / As. Escola Politécnica / Av. Corifeu de Azevedo Marques / Av. Sumaré – Av Paulo VI / Rua Coronel Xavier de Toledo / Av. Dr Abraão Ribeiro / Rua Pamplona / Rua Vergueiro / Rua Prof. Noé de Azevedo / Av. Ordem e Progresso / Av. Jabaquara / Largo São Bento / Largo São Francisco / Av. Calim Eid / Av. Bernardino de Campos / Av. Dom Helder Câmara/ Rua da Consolação / Av. Indianópolis / Av. República do Líbano / Av. dos Tajurás / Av. Eng. Luiz Carlos Berrini / Av. Jorn. Roberto Marinho / Av. Interlagos / Av. Jair Ribeiro da Silva / Av. Luis Dumont Vilares.
Projeto Frente Segura: instalado desde abril de 2013, consiste em sinalização horizontal em cruzamentos, à frente da área de espera dos carros, para aumentar a segurança de ciclistas e motociclistas.
Medição de obediência: a CET começou a medir, em alguns dos corredores mais movimentados que ganharam ciclovias, a obediência dos motoristas em relação à delimitação das faixas. A fiscalização, que por enquanto é experimental e não rende multa, já esteve nos seguintes cruzamerntos:
Av. Santos Dumont x Av. do Estado; Av. Brasil x Av. Nove de Julho; Av. Tiradentes x R. Ribeiro de Lima x R. João Teodoro; Rua da Consolação x R. Dona Antonia de Queiroz; Av. Rebouças x Av. Henrique Schaumann x Av. Brasil; Rua Colômbia x Av. Brasil.
Desses, o maior índice de desrespeito às faixas foi registrado na Avenida Brasil, onde 37% dos veículos invadiram a ciclofaixa.
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