A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (01), no programa semanal “Café com a presidenta”, que nos próximos dias ela se reunirá com prefeitos e governadores para detalhar como serão feitos os investimentos na ordem de R$ 50 bilhões anunciados na última semana, após as manifestações em todo o país, para apoiar as obras de melhorias no transporte público coletivo das cidades.
“Hoje, nós investimos, junto com os governadores e prefeitos, praticamente R$ 90 bilhões. E agora, nos próximos dias, nós vamos detalhar em que projetos esses R$ 50 bilhões a mais devem ser aplicados.”
De acordo com a presidente, é preciso melhorar a qualidade de vida nas cidades e o transporte público tem parcela significativa nesse processo. “Queremos que o transporte coletivo seja confortável, rápido, seguro e tenha um preço justo para todos. O meu governo já está investindo em metrôs, VLTs, uma espécie de metrô de superfície, e também está investindo em corredores de ônibus, os chamados BRTs.”
Impostos
Dilma Rousseff citou as desonerações realizadas, corte de impostos, para ajudar a baratear as tarifas do transporte público, como uma das reações imediatas do governo para diminuir o preço das passagens.
“Isso, inclusive, ajudou a diminuir o preço das tarifas nas cidades brasileiras nos últimos dias, atendendo aos apelos dos manifestantes. Mas vale lembrar que as tarifas de metrô e dos trens, operados pelo governo federal, em muitos casos estão com os mesmos preços desde 2003, como é o caso de João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN) e Belo Horizonte (MG)”, lembrou.
O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para a compra de novos ônibus foi outra medida adotada pela presidente, que prometeu também ampliar a desoneração do PIS/COFINS sobre o óleo diesel dos ônibus das empresas de transporte coletivo e na energia elétrica consumida por metrôs e trens, o que diminuirá ainda mais os custos das empresas, conforme ela.
“Assim que as novas desonerações entrarem em vigor, os governadores e os prefeitos vão dar a sua contribuição para que essas medidas tenham rápido efeito e beneficiem o maior número de pessoas passando essas desonerações para a tarifa, ou seja, reduzindo o preço das passagens.”
Obras de Mobilidade
No início de 2013, foram selecionados 63 novos empreendimentos em 59 municípios com população entre 250 mil e 700 mil habitantes, no total de R$ 8 bilhões de investimento. Junto com eles, somam aos cerca de R$ 52 bilhões destinados à construção de metrôs, monotrilhos, aeromóveis, trens urbanos, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), BRTs e corredores de ônibus nas principais capitais e grandes cidades brasileiras.
Confira os empreendimentos em alguns estados do Brasil:
São Paulo
- Ampliação e melhoria do corredor de ônibus Guarará
- Construção do Monotrilho Linha 17 – Ouro
- Corredor de Ônibus – Campinas/SP – Plano de Mobilidade Urbana
- Corredor de Ônibus – Guarulhos/SP – Programa de Mobilidade Urbana de Guarulhos
- Corredor de Ônibus – São Bernardo do Campo/SP – Ligação Leste-Oeste
- Corredor de Ônibus – São Paulo/SP – Capão Redondo-Vila Sônia Corredor de Ônibus – São Paulo/SP – Inajar de Souza Corredor de Transporte Coletivo Leste/Oeste – trecho Região Oeste (Distrito Jundiapeba e Braz Cubas) e trecho Região Central
- Implantação de BRT nos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste
- Implantação de BRT nos vetores Oeste, Leste e Noroeste
- Implantação de corredores de transporte exclusivos e preferencias, miniterminais de bairros, novo terminal e bicicletário, ciclofaixa e obras de arte especiais Implantação de corredores de transporte público coletivo e de sistema tronco-alimentado
- Implantação de corredores de transporte público coletivo e teleférico Implantação de corredores de transporte público coletivo e terminais
- Implantação de corredores de transporte público coletivo integrando com a Ciclovia do Trabalhador
- Implantação de corredores de transporte público coletivo nas avenidas marginais à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega
- Implantação de corredores de transporte público coletivo nos eixos Norte/Sul e Leste/Oeste
- Implantação de linha de VLT Baixada Santista Implantação de VLT – Subtrecho Andrômeda
- Implantação do Corredor Metropolitano – Trecho 2: Jandira/Carapicuíba, Trecho 3: Carapicuíba/Osasco, Trecho 4: Osasco/Vila Yara
-Implantação do corredor Rodrigues Alves, abrigos, terminais, ciclovia e equipamentos de controle e integração Metrô – RM São Paulo/SP – Monotrilho São Bernardo do Campo/São Paulo – fase 1
Rio de Janeiro
- Aeromóvel – Nova Iguaçu/RJ – Aeromóvel Centro – Nova Era
- Aeromóvel – Nova Iguaçu/RJ – Aeromóvel Nova Era – Valverde
- BRT do Corredor Transcarioca
-Corredor de Ônibus – Rio de Janeiro/RJ – BRT Transbrasil
-Implantação de corredor de transporte urbano – Arco de Centralidades
-Implantação de faixas exclusivas, duplicação da R. General Rondon, implantação de binário nas ruas Cel. Veiga e O. Bilac, rotatória, melhorias no eixo Bingen/Centro, implantação de pontos de transferências, ciclovias e reforma do Terminal Centro
-Implantação do Aeromóvel
-Implantação do corredor BRT Leste
-Implantação do Corredor BRT TransOceânica – Charitas/Centro – Metrô – RM Rio de Janeiro/RJ – Linha 3 São Gonçalo-Niterói
- VLT – Rio de Janeiro/RJ – Área Central e Portuária
Distrito Federal
- Corredor de Ônibus – Brasília/DF – Eixo Oeste Ceilândia
- DF-047
- Metrô – Brasília/DF – Expansão do MetrôDF
- Sistema de Transporte de Passageiros Gama/ Santa Maria/ Plano Piloto
- Eixo Sul – VLT: Linha 1 / Trecho 1 (Aeroporto / Terminal Asa Sul)
Minas Gerais
- Boulevard Arrudas / Tereza Cristina
- BRT: Antônio Carlos / Pedro I
- BRT: Área Central
- BRT: Cristiano Machado
- Complexo da Lagoinha
- Corredor Pedro II e Obras Complementares nos BRTs Antônio Carlos/Pedro I e Cristiano Machado
- Expansão da Central de Controle de Trânsito
- Implantação de corredores de transporte coletivo e terminal de integração
- Implantação de corredores exclusivos e semi-exclusivos para ônibus
- Implantação de Corredores, Terminais e Estações – Plano de integração intermodal de transporte – Contagem Integrada
- Implantação de estações de integração no vetor Leste/Oeste
- Implantação do BRT Sudeste
- Implantação do BRT Sudoeste
- Implantação dos corredores Centro I, II e III, requalificação de passeios e implantação de calçadões
- Implantação dos Corredores Estruturais Leste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul e Terminais
- Metrô – RM Belo Horizonte/MG – Rede de Metrô – linhas 1, 2 e 3
- Requalificação da infraestrutura de transporte coletivo urbano
- Via 210 (Ligação Via Minério / Tereza Cristina)
- Via 710 (Andradas / Cristiano Machado)
Bahia
- Implantação de BRT
- Metrô – Salvador/BA – Trecho Aeroporto – Acesso Norte
- Metrô de Salvador – Trecho Acesso Norte – Pirajá
- Metrô de Salvador – Trecho Lapa – Acesso Norte
- Reestruturação dos corredores de transporte público coletivo
- Trem de Subúrbio de Salvador – Trecho Calçada a Paripe – Modernização do sistema de trens metropolitanos
- Vias Estruturantes de Salvador – Sistema de Corredores Transversais
Ceará
- Metrô de Fortaleza. Linha Sul – Implantação completa do trecho Carlito Benevides a Xico da Silva
- BRT: Av. Alberto Craveiro
- BRT: Av. Paulino Rocha
- BRT: Dedé Brasil
- Corredor de Ônibus – Fortaleza/CE – Programa de Transporte Urbano de Fortaleza – II
- Eixo Via Expressa / Raul Barbosa
- Estações: Padre Cícero e Juscelino Kubitshek
- Melhoria do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros de Fortaleza: Construção da Ponte Estaiada sobre o Rio Cocó e Melhorias do Sistema Viário
- Metrô – Fortaleza/CE – Linha Leste
- Qualificação de vias para corredor de transporte público nos Trechos de 1 a 5 e terminais de integração
- Trem Metropolitano de Fortaleza – Linha Oeste – Modernização do sistema de trens metropolitanos do trecho João Felipe a Caucácia
- VLT: Parangaba / Mucuripe
Agência T1, Por Bruna Yunes
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