Vinte vagões de uma composição férrea descarrilaram na madrugada de domingo (18) na zona rural de Patrocínio, no Alto Paranaíba (MG). O acidente envolveu duas locomotivas da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que transportava farelo de soja em 94 vagões.
Segundo a assessoria da empresa, os vagões saíram dos trilhos na região de Macaúbas de Cima e parte da carga se ficou espalhada pelo local. A composição seguia de Araguari, também no Triângulo Mineiro, para o complexo portuário de Tubarão, no Espírito Santo. Ninguém se feriu no acidente.
Com o descarrilamento, também houve vazamento de óleo diesel das locomotivas, que acabou atingindo o córrego que cruza a região. Segundo a assessoria da FCA, a equipe de meio ambiente da empresa foi imediatamente enviada ao local e conseguiu conter o óleo, que já está sendo retirado. Além disso, o solo atingido será retirado com a disposição correta do resíduo.
A Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já foram comunicados.
Na noite de segunda-feira (19), a assessoria de imprensa da FCA informou, por meio de nota, que durante esta segunda deu continuidade às medidas de tratamento do meio ambiente que vem tomando desde as primeiras horas após a ocorrência.
Entre elas estão o monitoramento das águas do córrego que cruza a região e recolhimento do solo atingido pelo óleo diesel para tratamento. Profissionais da empresa também trabalham para liberar o trecho para o transporte de cargas, o que deverá ocorrer até esta terça-feira (20).
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário