São Paulo: uma viagem através do tempo
Os transportes estão inseridos na história do desenvolvimento da maior cidade da América Latina. Vídeos com imagens reunidas por apaixonados mostram o ônibus presente no dia a dia da metrópole através dos tempos.
ADAMO BAZANI – CBN
Que tal pegar uma jardineira e passar pela Avenida Paulista até chegar ao Vale do Anhangabaú ? E já da região central da cidade, embarcar num bonde Camarão? Talvez ver da janela dele um Caio do início dos tempos. Dando um salto no calendário, você pode também andar num simpático ônibus Mônika montado pela CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos. Subir a Rua Augusta num trólebus ACF Brill ou num Grassi Villares novo também é outra pedida.
Para muitos, isso desperta saudades. Já outros não entenderam absolutamente do que foi escrito.
Mas tudo isso, revela parte da história da cidade de São Paulo e como os transportes estão inseridos no crescimento da metrópole e no dia a da das pessoas.
Mesmo sem querer, pensar na história de São Paulo, é pensar nos seus ônibus e bondes.
Foi por estes veículos que o progresso foi levado. Que milhões de vidas e experiências, que contribuíram para a cidade ser o que é, foram transportadas.
Quem fotografa ou filma a cidade de São Paulo, inevitavelmente vai registrar um ônibus.
Pela sua importância econômica e social, o transporte faz parte da paisagem da cidade.
Apaixonados pela metrópole e profissionais reuniram imagens de filmes, documentários e até propagandas e fizeram verdadeiros convites a uma viagem a São Paulo de antigamente.
Uma cidade mais tranquila, mas não necessariamente mais simples. Nos anos de 1940, São Paulo já dava ares de metrópole e era palco de uma intensa atividade econômica, política e cultural. Com quase doze milhões de habitantes hoje, em 1943 tinha apenas 1 milhão e 300 mil. “Apenas” para nossos padrões atuais, mas uma enormidade para a época.
Os ônibus foram crescendo junto com a cidade. Não apenas em quantidade, mas muitos em tamanho, para suportar a demanda.
Mas da mesma forma que a cidade tem contrates e realidades diferentes, os ônibus também. Assim, se por um lado, os veículos cresciam em tamanho, por outro, eram necessários ônibus modestos já para servirem espaços cada vez mais apertados na cidade que ironicamente quanto mais crescia, menor ficava.
Selecionamos alguns destes vídeos. Passeie no tempo, sinta uma São Paulo que não volta mais, mas que ainda pode ser vista em prédios, nomes, praças e monumentos que resistem. E veja a importância dos transportes no seu dia a dia. Mesmo que você não tenha o hábito de andar de ônibus, outras pessoas precisam dos transportes coletivos e ao atendê-las, reduzindo o trânsito e a poluição e permitindo o progresso, os serviços beneficiam você.
O memorável documentário “A Luta pelo Transporte em São Paulo” não pode faltar. Ele revela que na cidade que crescia, as necessidades por transportes melhores já eram grandes e, guardadas as proporções, muitos dos problemas enfrentados hoje, eram praticamente os mesmos dos anos de 1940. Muita gente para pouca oferta. A urgência para a cidade criar espaços prioritários aos transportes coletivos também já fazia parte do anseio por uma São Paulo melhor:
Os transportes estão inseridos na história do desenvolvimento da maior cidade da América Latina. Vídeos com imagens reunidas por apaixonados mostram o ônibus presente no dia a dia da metrópole através dos tempos.
ADAMO BAZANI – CBN
Que tal pegar uma jardineira e passar pela Avenida Paulista até chegar ao Vale do Anhangabaú ? E já da região central da cidade, embarcar num bonde Camarão? Talvez ver da janela dele um Caio do início dos tempos. Dando um salto no calendário, você pode também andar num simpático ônibus Mônika montado pela CMTC – Companhia Municipal de Transportes Coletivos. Subir a Rua Augusta num trólebus ACF Brill ou num Grassi Villares novo também é outra pedida.
Para muitos, isso desperta saudades. Já outros não entenderam absolutamente do que foi escrito.
Mas tudo isso, revela parte da história da cidade de São Paulo e como os transportes estão inseridos no crescimento da metrópole e no dia a da das pessoas.
Mesmo sem querer, pensar na história de São Paulo, é pensar nos seus ônibus e bondes.
Foi por estes veículos que o progresso foi levado. Que milhões de vidas e experiências, que contribuíram para a cidade ser o que é, foram transportadas.
Quem fotografa ou filma a cidade de São Paulo, inevitavelmente vai registrar um ônibus.
Pela sua importância econômica e social, o transporte faz parte da paisagem da cidade.
Apaixonados pela metrópole e profissionais reuniram imagens de filmes, documentários e até propagandas e fizeram verdadeiros convites a uma viagem a São Paulo de antigamente.
Uma cidade mais tranquila, mas não necessariamente mais simples. Nos anos de 1940, São Paulo já dava ares de metrópole e era palco de uma intensa atividade econômica, política e cultural. Com quase doze milhões de habitantes hoje, em 1943 tinha apenas 1 milhão e 300 mil. “Apenas” para nossos padrões atuais, mas uma enormidade para a época.
Os ônibus foram crescendo junto com a cidade. Não apenas em quantidade, mas muitos em tamanho, para suportar a demanda.
Mas da mesma forma que a cidade tem contrates e realidades diferentes, os ônibus também. Assim, se por um lado, os veículos cresciam em tamanho, por outro, eram necessários ônibus modestos já para servirem espaços cada vez mais apertados na cidade que ironicamente quanto mais crescia, menor ficava.
Selecionamos alguns destes vídeos. Passeie no tempo, sinta uma São Paulo que não volta mais, mas que ainda pode ser vista em prédios, nomes, praças e monumentos que resistem. E veja a importância dos transportes no seu dia a dia. Mesmo que você não tenha o hábito de andar de ônibus, outras pessoas precisam dos transportes coletivos e ao atendê-las, reduzindo o trânsito e a poluição e permitindo o progresso, os serviços beneficiam você.
O memorável documentário “A Luta pelo Transporte em São Paulo” não pode faltar. Ele revela que na cidade que crescia, as necessidades por transportes melhores já eram grandes e, guardadas as proporções, muitos dos problemas enfrentados hoje, eram praticamente os mesmos dos anos de 1940. Muita gente para pouca oferta. A urgência para a cidade criar espaços prioritários aos transportes coletivos também já fazia parte do anseio por uma São Paulo melhor:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes, da CBN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário