Até o momento, 27 empresas de segmentos como hipermercados, supermercados, homecenters, shopping centers, distribuidores de bebidas, redes de farmácia e lojas de rede estão cadastradas para ocupação de vias das 21h às 5h em todas as regiões da cidade
A instalação formal da Divisão de Transportes e Cargas – DTC/DSV ocorreu na tarde desta quarta-feira, 28 de outubro, em um evento no Auditório da Subprefeitura de Pinheiros, no bairro de mesmo nome, na Zona Oeste. Com a criação da nova divisão, passa a haver uma área específica para cuidar das demandas do setor, como propostas de alternativas para cargas especiais, transporte de produtos perigosos, distribuição e abastecimento e autorizações em geral.
A medida atende uma antiga reivindicação do setor. O secretário Municipal de Transportes, Jilmar Tatto, explicou que a DTC/DSV será “um canal exclusivo de comunicação entre os representantes da área e a Secretaria de Transportes”. Na avaliação dele, a DTC terá “um importante papel na cidade” e não ficará restrita à organização da entrada e da saída de cargas.
“A divisão será um espaço para discutir importantes questões como a Ceagesp, a inclusão do setor no Plano Diretor e, evidentemente, os tipos de transportes e mercadorias que circulam nos caminhões”, ponderou Jilmar Tatto.
No evento de instalação da DTC/DSV também foi anunciada a expansão da Entrega Noturna de Cargas, uma iniciativa testada recentemente pela atual administração com bons resultados. Com a Entrega Noturna a expectativa é de que haja melhor fluidez no trânsito, redução da emissão de poluentes e maior produtividade para a cadeia de abastecimento e distribuição, entre outros benefícios.
A Divisão de Transporte de Cargas foi criada por meio do Decreto 56.380, de 31 de agosto de 2015, será coordenada pelo engenheiro Antonio Tadeu P. de Oliveira e está ligada ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), cujo diretor é Roberto Vitorino. A divisão trabalhará em parceria com a CET, em especial na adequação de atividades de trânsito e de transporte de carga, incluindo melhores horários e vias em cada tipo de situação.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Distribuição das Entregas Rápidas do Estado de São Paulo (Setcesp), Manoel Souza Lima Júnior, que prestigiou a instalação da nova divisão, a iniciativa é vantajosa à categoria e “totalmente adequada para São Paulo.”
A Entrega Noturna de Cargas
Para uma nova etapa do projeto de Entrega Noturna já foram cadastradas, até o momento, 27 empresas de segmentos como hipermercados, supermercados, homecenters, shopping centers, distribuidores de bebidas, redes de farmácia e lojas de rede. A implantação será gradativa e o programa está aberto para toda a cidade. Sua previsão de início é a segunda quinzena de novembro.
Assim como no Projeto Piloto de Entrega Noturna a participação é voluntária e ocorrerá sempre das 21h às 5h, aproveitando a cidade em que um período em que há alguma ociosidade no trânsito. A nota etapa contará com participação do Centro de Inovação em Engenharia de Sistemas Logísticos – Escola Politécnica da USP – CISLog /USP.
O Histórico do Projeto Piloto
O Projeto Piloto de Entrega Noturna de Cargas começou com a criação de um grupo técnico a qual coube analisar o trânsito de cargas na cidade. A iniciativa foi desenvolvida entre o poder público e o setor privado em bairros na Zona Oeste da cidade e trouxe ganhos como o aumento das entregas.
Nesse trabalho houve a participação decisiva de especialistas do CISLog da Escola Politécnica da USP, que monitoraram e sistematizaram os dados, e o envolvimento das empresas que formam a Pasta, como o DSV e a CET, além de órgãos municipais como subprefeituras. Também houve apoio da Polícia Militar nas três etapas do projeto, entre 13 de outubro de 2014 e 27 de março deste ano. A primeira ocorreu entre 13 de outubro e 09 de novembro de 2014. A segunda fase foi de 24 de novembro a 21 de dezembro. Já a terceira ocorreu entre 02 e 27 de março deste ano.
Assessoria de Imprensa – Secretaria Municipal de Transportes
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