Obra que só vau começar neste ano já deveria ter sido concluída em 2014
ADAMO BAZANI
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, assinou neste domingo, 08 de novembro de 2015, a autorização para o início das obras do corredor de ônibus Alvarenga. No último dia 18 de outubro, foi autorizada a construção do Terminal Alves Dias, que integra o corredor.
Apesar do anúncio festivo da prefeitura, tanto o terminal como o corredor já deveriam ter saído do papel há três anos e concluídos no ano passado. Os espaços fazem parte do pacote de 12 corredores de ônibus anunciados por Luiz Marinho em 2012 e que deveriam estar serviço da população em 2014.
Com o corredor Alvarenga, cuja promessa agora é de conclusão em dez meses, a ETCSBC- Empresa de Transportes Coletivos de São Bernardo do Campo, gerenciadora do sistema, estima que a velocidade comercial média dos ônibus no trajeto que hoje é de 13 km/h suba para 20 km/h e o tempo de viagem seja reduzido em 40%.
O Corredor Alvarenga vai sair deste terminal e seguir pela estrada dos Alvarengas, avenida Robert Kennedy até a região da Avenida Piraporinha, dando acesso para o município vizinho: Diadema, somando 3,6 quilômetros. As obras somente das pistas devem custar R$ 56 milhões e, incluindo o terminal, o custo vai para R$ 70 milhões. A prefeitura vai contar com financiamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.
“Durante o período de obras, o sentido bairro/Centro da Estrada dos Alvarenga será interditado, enquanto o outro ficará com via de mão dupla para os dois destinos. Porém, antes do início, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, já implantou desvio de tráfego para adequar o deslocamento de motoristas e pedestres.” – diz o poder público em nota.
Ainda não há previsão para a conclusão dos demais corredores, inclusive para o Corredor Leste-Oeste de São Bernardo do Campo, considerado o mais importante. Com 13 quilômetros de extensão, vai desde o km 22 da rodovia dos Imigrantes, perto do limite com Diadema, até a Praça dos Bombeiros, passando pela estrada Samuel Aizemberg, passando pela avenida José Odorizzi, viaduto Tereza Delta, avenidas Francisco Prestes Maia e Tiradentes.
Apenas neste ano é que a prefeitura começou o viaduto Praça dos Bombeiros que vai transpor a ligação das avenidas Rotary e Luiz Pequini. A obra deve dar viabilidade para o corredor prometido para 2014 e vai durar até o final de 2016.
O corredor Leste-Oeste de São Bernardo do Campo deve custar R$ 419 milhões, sendo que R$ 247 são provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento com a seguinte divisão: R$ 165 milhões liberados por financiamentos e R$ 82 milhões provenientes do Orçamento Geral da União. A contrapartida do município é de R$ 172 milhões.
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