sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Durante vistoria às obras da ciclovia da Av. Paulista, secretário fala sobre escolha da via e conexões

http://vadebike.org/2015/02/ciclovia-paulista-conexoes-paralelas-andamento-obras-vistoria/

Secretário Jilmar Tatto vistoria obras da ciclovia um mês após início das obras. Foto: Rachel Schein
Secretário Jilmar Tatto vistoria obras da ciclovia um mês após início das obras. Foto: Rachel Schein
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, fez a primeira vistoria na ciclovia da avenida Paulista desde que as obras começaram, no início de janeiro. Tatto estava acompanhado por uma equipe de engenheiros e arquitetos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Segundo ele, as obras estão no ritmo esperado e a ciclovia, além de deixar mais bonito o cartão postal da cidade, também permitiu que se intalassem fibra ótica na avenida. “A avenida mais moderna da cidade não tinha fibra ótica, então nós estamos aproveitando as obras pra instalar”, explicou o secretário.
As vias ao redor que farão conexão por ciclovias serão as avenidas Doutor Arnaldo e 13 de Maio e as ruas Vergueiro, Rafael de Barros, Frei Caneca, Pamplona, Itápolis e um trecho da rua Haddock Lobo, que depois muda para Consolação (veja aqui o mapa completo).
Vá de Bike acompanhou a vistoria e conversou com algumas pessoas que passavam pelo local, tanto a pé quanto de carro e bike. Um usuário do transporte público afirmou que a ciclovia atrapalhará quem dirige. Já um motorista particular disse que com ou sem ciclovia não mudará nada, o trânsito será o mesmo.
A atriz Ana Tardivo, que atravessava na faixa empurrando a bicicleta, conta que começou a pedalar na cidade depois do início do processo da implantação das ciclovias. “Eu estava um pouco cansada do sistema de ônibus. Tenho a sorte de trabalhar perto da minha casa e ter uma rotina ao meu redor, então pra mim facilita”, contou.
Ao ser questionado sobre os estudos para possível implantação da ciclovia nas ruas paralelas à Av. Paulista, Jilmar Tatto afirmou com segurança que “nas laterais teríamos que tirar faixas de rolamento; também atrapalharia porque muitas pessoas descarregam mercadorias por lá. Além do que o ciclista tem que dar uma volta grande e tem muitas subidas e descidas”. O secretário encerrou a fala com uma provocação: “eu desafio alguém a me dizer que colocar as ciclovias nas laterais seria a melhor opção.”
Veja a seguir a videorreportagem feita pelo Vá de Bike.

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