Urbanista Enrique Peñalosa falou ontem (26) durante no Fórum Mundial da Bicicleta. Evento vai até domingo (1º) e tem transmissão on-line
O primeiro dia de atividades do Fórum Mundial da Bicicleta, ontem (26), em Medellín, na Colômbia, foi recheado de trocas de experiências entre os participantes de várias cidades e países de todo o planeta.
Nas apresentações, o destaque ficou para o urbanista colombiano Enrique Peñalosa, ex-prefeito de Bogotá, que fez uma análise do papel das bicicletas na transformação das cidades. Peñalosa fez questão de afirmar que os ciclistas são "heróis da cidade", por sua contribuição com menos poluição, menos engarrafamentos e menos gastos com saúde.
Outra atração do Fórum, o filme 'Bike vs Cars' foi aplaudido de pé pelos ativistas que lotaram as salas do Teatro Pablo Tobón Uribe. O documentário mostra como as cidades vêm incentivando o uso do automóvel ao direcionar seu planejamento na ampliação sistemática de vias, deixando sucateado o transporte público e marginalizada a bicicleta.
O filme acerta ao fazer um paralelo entre as cidades de Bogotá, Los Angeles e São Paulo, e mostrar que cidades de diferentes países sofrem com os mesmos problemas causados pela ganância da indústria automobilística.
Confira os destaques de de hoje, sexta-feira (27), do Fórum:
- Perspectivas Globais da Bicicleta, que tratará das ações em realização pelos coletivos latino-americanos, europeus, chineses e da Ásia central para promover a bicicleta;
- Construindo Cidades para Todos, que trará as experiências de cidades que se transformaram em lugares mais amigos para as pessoas graças à adoção da bicicleta;
- Lançamento de três livros sobre bicicleta. Destaque para a obra "A Bicicleta no Brasil" que aborda a cultura da bicicleta em nosso país.
- Por fim, como não pode deixar de acontecer, o dia termina com a tradicional Massa Crítica do Fórum Mundial da Bicicleta. Afinal, é a última sexta-feira do mês, quando milhares de bicicletas devem ocupar as ruas de Medellín.
Fique ligado: As principais mesas estão sendo transmitidas ao vivo pela TV pública de Medellín, pelo linkhttp://telemedellin.tv/senal-en-vivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário