As mortes de ciclistas no trânsito da cidade de São Paulo tiveram queda de 32% em 2013, comparando o ano de 2012, segundo a CET. Comparando 8 anos, a queda é de 62,4%.
Em 2012, foram 52 mortes de ciclistas. Já em 2013, este número baixou para 35.
De acordo com a CET, a queda se deve, principalmente, do incremento continuado da fiscalização eletrônica de velocidades, seguido da fiscalização da alcoolemia dos condutores.
Em 2013, todas as categorias tiveram queda nos números. As mortes de pedestres caíram de 540 para 515, as de motociclistas de 438 para 403, e as de motoristas/passageiros praticamente permaneceram iguais, de 201 para 200. Com o total de 1.152 mortes, pelo menos três pessoas morreram por dia no trânsito.
Especialistas acreditam que as quedas se devem a medidas de sinalização, fiscalização e educação que vem sendo implementadas.
O presidente da Ciclocidade, Thiago Benicchio, acredita que a redução no número de mortes se deve à maior conscientização da sociedade em relação aos ciclistas. “Acredito que é, principalmente, a aceitação da bicicleta como veículo. Nos últimos anos as pessoas aceitaram mais as bicicletas nas ruas”, afirma. “As pessoas passaram a ter alguém na família que usa bicicletas, então, você fica mais atento quando está dirigindo.
Contanto, para ele, a infra estrutura está bem longe do ideal. “Tivemos um avanço pequeno em termos de ciclovias e ciclofaixas, mas se continuarmos com essa evolução de pensamento da sociedade e tivermos uma evolução na infraestrutura, poderemos chegar a números menores ainda”, explica.
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