Viatrolebus
Seguindo a série de postagens sobre as futuras ligações metroferroviárias no horizonte de 2030, através do relatório “Atualização da Rede Metropolitana de Alta e Média Capacidade de Transporte da Região Metropolitana de São Paulo” divulgado pela Secretária de Transportes Metropolitanos, vamos abordar as novas ligações da CPTM, onde na mesma linha da reportagem anterior apontam em uma estrutura de arco da mesma forma do metroanel, só que com uma estrutura mais externa, atendendo sobretudo a região do ABC, Guarulhos e Barueri.
Linha Guarulhos – ABC
Sem a definição ao certo de qual modal servirá este novo ramal, apesar de falarem em VLT, o projeto prevê a construção de 23 estações, partindo da futura (antiga) estação Pirelli, cruzando outras linhas da rede metroferroviária. Será possível realizar integração com as estações Sapopemba da Linha 15-Prata, cruzar com a Linha 6-Laranja, depois chegando a Corinthians-Itaquera, da linha 3-Vermelha do Metrô, e da linha 11-Coral da CPTM, Linha 21-Grafite, além da futura estação União de Vila Nova, que será construída na linha 12-Safira. O Ponto final será na futura estação São João, onde o ramal se encontra com a Linha 13-Jade da CPTM.
A nova ligação vai passar pelas avenidas André Ramalho, Jorge Beretta e das Nações. Depois, segue para São Paulo, passando por regiões, como o Jardim Guarani, Cidade A.E. Carvalho e avenida São Miguel. As estações em Guarulhos ficarão próximas às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Além da estação Pirelli, Santo André terá as estações Avenida dos Estados, Vila Curuçá, Cidade dos Meninos e Oratório. A Secretária de Transportes Metropolitanos tem a intensão de contruí-la e entrega-la até 2020.
Arco Sul
Partindo do mesmo ponto em Santo André na estação Pirelli, outro ramal será levado rumo a Alphaville, atendendo a bairros do extremo sul da cidade de São Paulo e ABC, cruzando com as linhas 18-Bronze no Paço Municipal de São Bernardo do Campo, Jurubatuba na Linha 9-Esmeralda da CPTM, Campo Limpo na Linha 5-Lílas, região de Taboão da Serra, cruzando com a Linha 4-Amarela, Belo Monte cruzando com uma extensão proposta da Linha 17-Ouro, chegando a estação António João da Linha 8-Diamante e posteriormente em Alphaville.
A construção deste novo ramal será divido em 2 fases: A primeira entre Alphaville e Jurubatuba, com a previsão de operação para 2025, e entre Jurubatuba e Santo André na estação Pirelli em 2030.
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