Documentos apontam suspeita de corrupção em licitações da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbano), para o metrô de Belo Horizonte, no valor de R$ 172 milhões, e da Trensurb, de Porto Alegre, com custo de R$ 243 milhões, ambas em 2012 e vinculadas ao Ministério das Cidades; esquema denunciado pela Siemens incluiu empresas como a Alstom, a espanhola CAF, a japonesa Mitsui e a canadense Bombardier; em SP, investigações indicam pagamento de propina em administrações tucanas, desde a gestão de Mario Covas (1998)
14 DE MARÇO DE 2014 ÀS 06:15
247 - Documentos obtidos em julho do ano passado pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aponta indícios de que empresas acusadas de formar um cartel para fraudar licitações de trens em São Paulo e Brasília também praticaram irregularidades em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul.
Há suspeitas de corrupção em licitações da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbano), para o metrô de Belo Horizonte, no valor de R$ 172 milhões, e da Trensurb, de Porto Alegre, com custo de R$ 243 milhões, ambas em 2012 e vinculadas ao Ministério das Cidades.
O esquema denunciado pela Siemens incluiu empresas como a Alstom, a espanhola CAF, a japonesa Mitsui e a canadense Bombardier. Investigações apontam pagamento de propina em administrações tucanas de São Paulo, desde a gestão de Mario Covas (1998).
A modalidade de licitação utilizada pela Trensurb para comprar os trens foi o Regime Diferenciado de Contratações – RDC.
ResponderExcluirO Governo Federal institui esta modalidade afim de ampliar a eficiência nas contratações públicas e competividade, promover a troca de experiências e tecnologia e incentivar a inovação tecnológica.
O RDC foi instituído pela Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011, e regulamentado pelo Decreto nº 7.581, de 11 de outubro de 2011, sendo aplicável exclusivamente às licitações e contratos necessários à realização:
• dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016;
• da Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação - Fifa 2013;
• da Copa do Mundo Fifa 2014;
• de obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinquenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais; e
• das ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Era o caso de utilizar esta modalidade para compra de trens??
Porque os diretores da empresa 6 meses antes de assinar o contrato visitaram a CAF e a ALSTON e apenas estas duas empresas?
Porque apenas a CAF e ALSTON participaram da licitação?
Porque houve pressa na assinatura deste contrato?