segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Volvo propõe evolução do BRT


 RENATO LOBO


Durante a FetransRio, feira direcionada ao setor dos transportes ocorrida nesta semana no Rio de Janeiro, a Volvo Bus Latin América apresentou um projeto de aprimoramento dos sistemas de corredores Bus Rapid Transit – BRT.
Durante o evento, o especialista em mobilidade urbana da empresa com sede no estado do Paraná, Ayrton Amaral, contou um pouco da historia da empresa com a capital paranaense, a cidade piorneira no sistema BRT, e que depois foi exportado para outros municípios brasileiros e até mundo a fora.
“A ideia surgiu porque estamos há mais de 40 anos em Curitiba, e temos uma relação muito grande com a cidade. Quase 40 anos de sistemas, e mais de 300 cidade do mundo copiaram a base deste conceito, que depois evoluiu em Bogotá e no Rio de Janeiro, e a gente olha isso com muita satisfação”, afirmou Ayrton.
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Intitulado de CIVI, abreviação de City Vehicle Interconnected, o projeto reúne as qualidades de um BRT, como grande capacidade de transporte e pistas exclusivas, preferencia nos cruzamentos, pagamento antecipado e portas largas.
O diferencial é que o novo projeto prevê tuneis e paradas subterrâneas exclusivas para ônibus, além de fibra ótica, veículos com wifi, climatização e informação em tempo real aos passageiros por dispositivos móveis. O CIVI prevê tuneis com profundidade de seis metros e um custo de R$ 30 milhões por km construído.
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Estações subterrâneas
Articulado de 30 metros
Durante a feira também foi apresentado o Grand Artic 300, um chassi com 30 metros de comprimento empregado em uma carroceria biarticulada, com capacidade de transporte de 300 passageiros, sendo o maior ônibus do mundo.
A Volvo tem olhos para venda deste produto ao BRT TransBrasil, que poderá ter sua capacidade de transporte aumentada em 56 mil passageiros por hora/sentido. Existem ainda negociações com o sistema de Bogotá.
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