Ônibus é recarregado em ponto final
RENATO LOBO
Em testes desde agosto, a Volvo apresentou recentemente os primeiros resultados operacionais do HibriPlug, um ônibus elétrico que é recarregado em um dos pontos finais na cidade de Curitiba.
Os primeiros resultados demonstram que o veículo está operando 55% do tempo no modo 100% elétrico, consome 65% menos combustível que o modelo convencional a diesel e 30% menos que híbrido convencional.
Segundo engenheiros da empresa, se a tecnologia contemplasse duas ou mais estações de recargas, a propulsão elétrica seria maior. Atualmente, o veículo é recarregado apenas em uma estação.
Mesmo assim, este cenário possibilita redução de 55% em CO2, 540% menos NOX e 1.500% menos material particulado (fumaça preta) que o modelo a diesel com tecnologia Euro 3, que circula na mesma linha. Além dos dois veículos, um híbrido articulado opera na linha 285 – Juvevê – Água Verde.
De acordo com a empresa, a capital do Parana serve como laboratório para a America do Sul. “Os resultados dos testes nos oferecem informações importantes para o desenvolvimento de um projeto sólido de eletromobilidade no continente”, explica André Trombini, gerente de estratégia e novos negócios da Volvo Bus Latin America.
Os testes devem durar até janeiro de 2017. A Volvo ainda confirmou que possui plena capacidade para fabricar veículos deste tipo em larga escala.
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