E isso não foi apenas na música. No mundo dos transportes, também
ADAMO BAZANI
Bossa Nova é a cara do Brasil! O estilo musical que surgiu no final dos anos de 1950, mas que tem origem em 1930, é uma das características da musicalidade e também do estilo brasileiro de empregar o que é melhor do próprio país e do mundo e dar uma cara nova.
O movimento oficialmente foi lançado por artistas como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e chegou a ser considerado uma reformulação estética dentro do moderno samba carioca urbano. Mas foi bem mais que isso e teve influências do Samba, Jazz, Choro, Pop, Blues e até da Moda de Viola.
Sucessos como “Garota de Ipanema”, composto em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, logo influenciaram artistas e estilos e ficavam conhecidos internacionalmente.
O nome do movimento musical também faz parte da história dos transportes.
Aproveitando o sucesso das composições e o que significavam, a Caio – Companhia Americana Industrial de Ônibus, localizada à época na Capital Paulista, lançou em 1960 o modelo Bossa Nova, que já tinha apresentação em 1959.
E se Bossa Nova representou inovação e uma nova página na história da música, nos transportes não foi diferente.
O modelo foi a primeira carroceria com estrutura chamada de tubular da companhia, sendo feita com chapas estampadas em U, o que facilitava a produção e a manutenção.
Esteticamente e funcionalmente também trazia novidades: As janelas eram mais largas no lugar dos vidrinhos quadrados dos modelos anteriores. Os para-brisas eram panorâmicos para os padrões da época e a abertura por sistema de guilhotina nas laterais das janelas dava lugar aos vidros deslizantes.
As colunas eram inicialmente retas, mas depois ficaram inclinadas nos modelos mais recentes para acompanhar o padrão estético da época.
E como é o brasileiro, o Bossa Nova não poderia deixar de ser flexível.
O ônibus foi encaroçado sobre os mais diversos chassis disponíveis na época, como Mercedes-Benz, FNM e até plataformas de caminhões Ford.
Além disso, o Bossa Nova é contemporâneo ao início da produção mais profissionalizada de trólebus no Brasil, com destaque para companhias como a Villares e Ansaldo.
Assim, sistemas de transportes como de São Paulo, São Carlos, Araraquara, Belo Horizonte e Recife, receberam trólebus com carroceria Caio Bossa Nova.
O modelo urbano, mas que também era empregado nas estradas, também inspirou o ônibus rodoviário Caio Papa-Léguas, uma carroceria tipo Monobloco com mecânica GM Coach, desenvolvido a pedido da Expresso Brasileiro Viação Ltda, uma das maiores empresas de transportes rodoviários que operava a importante linha Rio-São Paulo e precisava dar continuidade ao sucesso dos seus ônibus norte-americanos importados GM ODC 210 que já sentiam o peso do tempo.
Vários componentes do Bossa Nova foram usados no Papa-Léguas . A plataforma era feita pela própria Caio. Somente a mecânica era GM.
O Caio Bossa Nova é prova de que um sucesso chama o outro. O modelo abriu o caminho para o Caio Jaraguá, outra inovação nos transportes cuja história você relembra aqui: https://blogpontodeonibus.wordpress.com/2016/06/05/historia-caio-jaragua-o-marco-inicial-de-uma-trajetoria-de-sucesso/
As últimas unidades foram feitas em 1966.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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