Primeiro-ministro português António Costa disse que experiência de cooperação com avião da Embraer animou a assinatura do acordo
ADAMO BAZANI
Brasil e Portugal devem se unir para produção de veículos totalmente elétricos, começando com carros e, posteriormente podendo fazer sistemas para ônibus.
Nesta terça-feira, 1º de novembro de 2016, foram assinados acordos bilaterais sobre mobilidade elétrica entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, do Brasil e o Centro de Excelência e Inovação para a Indústria de Automóvel CEIIA, de Portugal.
Os acordos foram assinados pouco antes encerramento da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.
O primeiro-ministro português António Costa disse em coletiva ao lado do presidente brasileiro, Michel Temer, em Brasília, que os resultados dos testes com o avião da Embraer KC-390, com partes produzidas em Portugal, animou os interlocutores do acordo, segundo a imprensa portuguesa.
“Hoje já não falamos só de importação e exportação de petróleo, de carne, de vinho ou de azeite. Hoje podemos falar na cooperação técnica e científica ao mais alto nível”.
O primeiro-ministro considerou que “a experiência do [avião da Embraer] KC-390 é exemplar”, por ser um projeto desenvolvido “em conjunto, mobilizando o melhor da engenharia brasileira e portuguesa”, com a produção feita parcialmente em Portugal, na fábrica de Évora, e parcialmente no Brasil.
“É um projecto que já está a ser replicado agora num novo projecto muito ambicioso, que foi aliás objecto de dois acordos aqui hoje assinados, que tem a ver construção de um carro movido exclusivamente a electricidade”, adiantou António Costa, concluindo: “Estamos por isso hoje num novo patamar de relacionamento, assente no conhecimento, na ciência e na tecnologia e na inovação”.
Ainda não há uma data definida para os veículos começarem a ser produzidos. A Itaipu Binacional em parceria com diversas empresas desenvolveu outros veículos de tração elétrica total ou parcial.
Desde 2009, opera na Usina um ônibus elétrico híbrido com sistema da Eletra, empresa de tecnologia de tração elétrica de São Bernardo do Campo, carroceria Gran Via da Mascarello e motor a combustão movido por etanol fabricado pela Mitsubishi.
Também com carroceria Masacarello, a Usina Itaipu Binacional desenvolveu com modelo Gran Mini, de micro-ônibus, movido 100% a eletricidade, com baterias. O veículo pode ser usado para deslocamentos curtos.
O modelo de jipe utilitário Marruá, da Agrale, um carro de passeio Palio Weekend, da Fiat, e o caminhão de pequeno porte Daily de cabine dupla, da Iveco, são outros exemplos dos cerca de 50 protótipos de automóveis desenvolvidos no galpão G 5 do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade – CPDM – VE.
Desde 2009, opera na Usina um ônibus elétrico híbrido com sistema da Eletra, empresa de tecnologia de tração elétrica de São Bernardo do Campo, carroceria Gran Via da Mascarello e motor a combustão movido por etanol fabricado pela Mitsubishi.
Também com carroceria Masacarello, a Usina Itaipu Binacional desenvolveu com modelo Gran Mini, de micro-ônibus, movido 100% a eletricidade, com baterias. O veículo pode ser usado para deslocamentos curtos.
O modelo de jipe utilitário Marruá, da Agrale, um carro de passeio Palio Weekend, da Fiat, e o caminhão de pequeno porte Daily de cabine dupla, da Iveco, são outros exemplos dos cerca de 50 protótipos de automóveis desenvolvidos no galpão G 5 do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade – CPDM – VE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário