Veículo terá capacidade para 300 passageiros. Montadora também vai lançar “superarticulado” com 22 metros
ADAMO BAZANI/RENATO LOBO
Com o lançamento de uma nova linha de ônibus articulados e biarticulados, a Volvo pretende ampliar participação no segmento que tende a crescer com a expansão, mesmo que ainda em ritmo insuficiente, das redes de corredores exclusivos para o transporte público do tipo BRT – Bus Rapid Transit.
Na semana passada, em primeira mão, o Diário do Transporte divulgou a informação de que a empresa lançará no Rio de Janeiro, durante a feira do transporte público Fetransrio, que ocorre entre os dias 23 e 25, um novo modelo de ônibus biarticulado que possui capacidade para até 300 passageiros e possui 30 metros de comprimento (encarroçado). Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2016/10/28/volvo-lanca-maior-onibus-do-mundo-com-30-metros/
Agora, com a divulgação da imagem do chassi, é possível perceber que o veículo ampliou também sua distância e capacidade nos entre-eixos.
No caso do Gran Artic 300, em relação aos biarticulados de 28 metros também feitos pela marca, a capacidade técnica foi ampliada de 40,5 toneladas para 45,3 toneladas.
Outro trunfo da marca será o Artic 210, um ônibus articulado de 22 metros para competir com o superarticulado da Mercedes-Benz, que tem 23 metros.
A Mercedes conquistou parcela significativa do mercado com o modelo que se posiciona entre os articulados, hoje insuficientes para algumas demandas, e os biarticulados, que são grandes demais para as condições de tráfego de alguns corredores ou mesmo em vias simples, como ocorre em São Paulo.
A capacidade, como o nome comercial revela, é para 210 passageiros. É um metro a menos que o veículo da Mercedes-Benz mas com capacidade semelhante, embora que recentemente a Mercedes anunciou alterações no superarticulado que aumentaram a capacidade para 220 passageiros. Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2016/09/26/mercedes-benz-lanca-nova-versao-de-superarticulado-para-220-passageiros/
Ao todo, a Volvo vai lançar quatro modelos: o Artic 150, com 18,6m de comprimento e capacidade para 150 passageiros; o Artic 180, com 21m e capacidade para 180 passageiros; o Super Artic 210, com 22m e capacidade para 210 passageiros; e o Gran Artic 300, com 30m e capacidade para 300 passageiros.
Artic 300
O novo biarticulado foi pensado para operação em corredores segregados, especialmente os Bus Rapid Transit. De acordo com o coordenador da engenharia de vendas da Volvo, Idam Stival, o modelo pode reduzir custos da operação.
“A maior capacidade de transporte dos novos articulados e biarticulados garantem o menor custo por passageiro transportado. O Gran Artic 300, por exemplo, transporta até 30 passageiros a mais que o nosso biarticulado de 28 metros. Ou seja, há um ganho de eficiência e ainda uma redução de frota e, consequentemente, dos custos operacionais”, explica Idam.
SCANIA E MAN:
Enquanto a Volvo lança uma nova geração de ônibus de alta capacidade e a Mercedes-Benz reformula o seu superarticulado, a Scania, em relação a veículos de grande porte, tenta emplacar o modelo F 360 HA, o primeiro biarticulado da marca no Brasil, que foi lançado em outubro do ano passado. Relembre em: https://diariodotransporte.com.br/2015/10/09/scania-lanca-oficialmente-onibus-biarticulado-para-o-brasil/
O F360HA tem motor dianteiro de 360 cavalos de potência, torque de 1.850 Nm e transmissão automática.
O veículo pode atender a até 270 passageiros, dependendo da configuração interna da carroceria.
O peso total do biarticulado é em torno de 43,5 toneladas.
O veículo, entretanto, não teve unidades vendidas.
Outra fabricante de ônibus, a Volkswagen/MAN, ainda não anunciou nenhum lançamento de veículo urbano de grande porte.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Renato Lobo, técnico em transportes sobre pneus e trânsito urbano
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