AUTOR: CAIO LOBO //
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, decidiu que uma parte da Av Rio Branco entre as avenidas Nilo Peçanha e Presidente Wilson, vai virar um boulevard, com 750 metros de extensão, compartilhado por pedestres, ciclistas e VLT.
“As pessoas, que estão tendo hoje que fazer um esforço para tolerar as obras, vão ter um Centro novo, remodelado. Queremos atrair a população de volta ao Centro, que ficará mais convidativo para o pedestre”, diz o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani.
O bloqueio para as obras devem começar este semestre. Os ônibus que hoje passam pela via terão seus trajetos alterados. Os do consórcio Intersul, que passam pela Zona Sul, seguirão para os terminais Padre Henrique Otte (próximo à Avenida Rodrigues Alves) e Procópio Ferreira (Central do Brasil). Os do Internorte (bairros da Zona Norte) terão como destino o terminal da Misericórdia (na Avenida Churchill). Os do consórcio Santa Cruz (Zona Oeste) irão para o Procópio Ferreira, enquanto os do Transcarioca (Baixada e Jacarepaguá e parte da Zona Norte) se dividirão entre os terminais Padre Henrique Otte e da Misericórdia. E as linhas intermunicipais seguirão para os terminais Menezes Cortes e Américo Fontenelle (Central).
Em muitos casos os passageiros terão que fazer novas baldeações a partir das mudanças o que deve ocorrer a partir de 3 de outubro quando a prefeitura carioca começa o processo de racionalização dos ônibus que circulam pela Zona Sul, que prevê a extinção e o encurtamento de linhas com percursos sobrepostos e a criação de linhas integradas. O VLT, quando pronto, deve suprir boa parte da demanda dos ônibus da região
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