A Prfeitura de São Paulo anunciou que mais dez vias da capital terão velocidade máxima reduzida de 60 km/h para 50 km/h, a partir da próxima sexta-feira (11); ação tem como objetivo dar maior proteção aos pedestres e será a última da meta de redução no eixo leste-oeste; levantamento da CET aponta que seis semanas após a implantação da medida nas marginais Pinheiros e Tietê, o número de acidentes com vítimas caiu 27%
Marli Moreira, Repórter da Agência Brasil - Mais dez vias de circulação de veículos da cidade de São Paulo terão a velocidade máxima reduzida de 60 km/h para 50 km/h, a partir da próxima sexta-feira(11). Com essa ação, a ser implantada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), estará completa a meta de redução no eixo leste-oeste. A medida integra o Programa de Proteção à Vida, iniciado em 2013 pela prefeitura, na prevenção de acidentes.
Levantamento da companhia , divulgado ontem (03), mostra que seis semanas após a implantação da medida, nas marginais Pinheiros e Tietê, o número de acidentes com vítimas (mortos e feridos) caiu em 27% comparado a igual período de 2014. No total, o número de ocorrências baixou de 159 para 116. Os casos de vítimas fatais que somaram 73 pessoas, em 2014, reduziram pela metade e os acidentes sem vítimas tiveram um recuo de 15% ao atingir 317.
O relatório aponta ainda queda média de 12% nos congestionamentos das marginais. No horário de pico, à tarde, a lentidão foi ainda menor, 22% em relação ao mesmo período de 2014, com as filas passando de 48,8 quilômetros para 38,1 quilômetros. Pela manhã, diminuiu em 8%, passando de 20,9 quilômetros para 19,3 quilômetros.
Os novos trechos com mudanças, onde a velocidade passará de 60km/h para 50km/ são: a Avenida Francisco Matarazzo, Ligação Leste-Oeste, Avenida Alcântara Machado, Viaduto Pires do Rio, Rua Melo Freire, Avenida Conde de Frontin, Avenida Antônio Estevão de Carvalho, Avenida Doutor Luís Ayres, Complexo Viário Itaquera e Avenida José Pinheiro Borges. Nestes locais, os motoristas deverão ser alertados quanto à redução da velocidade por meio de faixas e banners, além das placas de sinalização.
Essa ação, que tem como objetivo dar maior proteção aos pedestres, faz parte de várias outras medidas que estão sendo tomadas, como a implantação de "Áreas 40", trechos de vias onde os motoristas só podem dirigir com velocidade máxima de 40km/h e, ainda, da "Frente Segura", bolsões de parada junto aos semáforos para motociclistas e bicicletas e das faixas de pedestres diagonais, em cruzamentos de grande movimento.
Segundo a prefeitura, foram revitalizados 4.537 semáforos em cruzamentos na cidade. Entre as vias que já tiveram a velocidade máxima reduzida estão as marginais Tietê e Pinheiros, onde as novas regras começaram, no último dia 20 de julho.
Nas marginais, a velocidade máxima permitida, na pista expressa caiu de 90 km/h para 70km/h para os carros e de 70km/h para 60 km/h para os caminhões. Na pista central, caiu de 70km/h para 60km/h e na pista local, de 70km/h para 50 km/h.
Levando em conta as demais vias, houve redução média de 7%, sendo que, no período da tarde, a lentidão ficou 19% menor com a média de 101,9 quilômetros ante 125,9 quilômetros.
Para coibir a ultrapassagem da velocidade máxima, foram implantados 818 radares em pontos estratégicos, dos quais 540 são fixos, 158 barreiras eletrônicas/lombadas e 20 estáticos (móveis) par a fiscalização em 120 locais. De janeiro a junho, o número de autuações cresceu, passando de 4.978.237 multas aplicadas em 2014 para 6.098.229.
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