Arquitetura das paradas foi registrada por fotógrafo em viagem de cerca de 30 mil quilômetros. Muitas são remanescentes e revelam períodos econômicos e manifestações culturais
ADAMO BAZANI
Você já imaginou esperar o ônibus sob uma verdadeira obra de arte?
Em países que formavam a União Soviética isso é possível.
Com influências culturais ao longo de décadas mescladas à condição econômica e política de cada nação, as manifestações artísticas muitas vezes afloravam nos equipamentos que constituíram a paisagem urbana.
A “descoberta” de verdadeiros tesouros foi feita pelo fotógrafo canadense Christopher Herwig em 2002, quando ele decidiu se aventurar numa longa viagem de bicicleta entre Londres e São Petersburgo, segundo o site da Rádio Sputnik.
Desde estruturas simples e rústicas até edificações que pareciam ser templos, os pontos de ônibus pareciam revelar mensagens, contar diferentes épocas e histórias.
Encantado com o que viu, o fotógrafo voltou à região em 2014 quando fez uma viagem de 30 mil quilômetros percorrendo 14 países que pertenceram à União Soviética. O trajeto foi feito com diferentes meios de transportes, como táxi, carona em carros e caminhão, bicicleta e claro, em ônibus.
Muitos destes pontos são remanescentes e não fazem mais parte do padrão atual das cidades onde estão localizados. Por serem paradas históricas, os registros destes locais são ainda mais importantes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
VEJA MAIS FOTOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário