Neste 14 de Setembro o Metrô de São Paulo completa 41 anos de operação, e nossa página faz um especial com 41 registros que mostram um pouco o meio de transporte de cerca de 4,5 milhões de pessoas todos os dias. Nos incluímos também a ViaQuatro mesmo não sendo operado pela Companhia do Metrô, mas que faz parte da rede metroviária:
1 – Estação Sé: A parada mais movimentada do sistema, ponto de encontro das linhas 1-Azul e 3-vermelha;
2 – Estação Chácara Klabin: E a menos movimentara, pelo menos em 2014. (leia aqui) (Foto: Metrô);
3 – Estação Trianon-Masp: Junto com a Brigadeiro e Consolação, são marcas registradas da Avenida Paulista;
4 – Estação Vila Prudente: E a inconfundível arquitetura que privilegia a luz do sol;
5 – Estação Vila Matilde: E as portas Plataformas que ainda estão em testes;
6 – Frota A: Testes com trem fabricado pela Mafersa ainda nos anos 70;
7 – Estação Tatuapé: e a obra “Inter-Relação Entre o Campo e a Cidade”, Aldemir Martins, Mural (1993);
8 – Estação Sumaré: A arte de Alex Flemming;
9 – Estação São Bento: E as muitas saídas. Difícil achar quem nunca se perdeu por lá;
10 – Estação Santo Imigrantes: E a ‘Esfera’ de Marcos Garrot;
11 – Estação Santo Amaro: a Estação “estaiada”
12 – Estação Santa Cruz: Nos anos 80, sem o shopping e o cheiro de lanche na plataforma;
13 – Estação Sacomã: E a ‘Árvore subterrânea’ de Alberto Nicolau;
14 – Estação República: Caminho certo da feira de artesanato da República;
15 – Frota Cobrasma: Hoje como frota K, os trens foram para reforma pela ferrovia até o Rio de Janeiro (Foto: Site Máfia CTC);
16 – Estação Pinheiros: No dia em greve de ônibus em São Paulo
17 – Estação Pinheiros II: Detalhes da arquitetura que também privilegia luz solar;
18 – Estação Penha: e a obra de arte “Solaris”, de Eliana Zaroni Lindenberg, de 1996;
19 – Estação Pedro II: E a plataforma que previa uma ligação metroviária, e futuramente fará conexão com o Corredor de ônibus da Radial leste;
20 – Pátio Jabaquara;
21 – Obras da Estação Paraíso: Hoje encontro das linhas 1-Azul e 2-Verde;
22 – Estação Corinthians-Itaquera: Acesso ao estádio que abriu a Copa do Mundo em 2014;
23 – Estação Marechal Deodoro: E o jardim subterrâneo;
24 – Estação Alto de Ipiranga: a mais verde da Linha 2;
25 – Obras da Linha “Norte-Sul”: Construção na Avenida Jabaquara da Linha 1-Azul;
26 – Reforma de trens: Composição da frota J reformada pela Bombardier;
27 – Inauguração da Linha 3-Vemelha;
28 – Trem Budd Mafersa: recém chegado ao pátio Jabaquara nos anos 70;
29 – Estação Fradique Coutinho: A mais jovem do sistema metroviário;
30 – Enlace: Conexão entre as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha (Foto: Tiago Costa);
31 – Estação Capão Redondo: Ultima parada da Linha 5-Lilás (Foto: Wesley Rocha)
32 – Estação Butantã: Ultima parada da Linha 4-Amarela;
33 – Estação Bresser-Mooca: E a vista para o elevado que dá acesso ao Brás. (Foto: Lucas Chiconni)
34 – Bicicleta no Metrô: É possível entrar com sua magrela em alguns horários;
35 – Estação Palmeiras-Barra Funda: Acesso as linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM (Foto: Sergio Mazzi);
36 – Banda do Metrô: Formada por seguranças da Companhia que fazem shows em alguns horários;
37 – Estação Adolfo Pinheiro: A mais jovem da Linha 5-Lilás;
38 – Expansão da Linha 5-Lilás: Trecho em obras entre Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin (Foto: Metrô);
39 – Frota P : Trem que prestará serviço na Linha 5-lilás;
40 – Trem da Frota L: Na Linha 3-Vermelha (Foto: William Molina);
41 – Frota G: No elevado próxima a estação Tamanduateí (Foto: William Molina);
Nenhum comentário:
Postar um comentário