quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeito de SP é admirado no exterior por especialistas em transporte.

haddad bicicleta
Saiu no R7, com informações do Estadão:


Jornal dos EUA chama Haddad de "visionário urbano"


Publicação diz que prefeito é admirado no exterior por especialistas em transporte

 O jornal norte-americano econômico Wall Street Journal publicou nesta quarta-feira (23) uma reportagem em seu site sobre a política do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, de investir em ciclovias na cidade. O artigo explica que a medida é controversa e vem recebendo críticas de alguns setores, mas elogia a ação do prefeito.

"Se o prefeito altamente impopular de São Paulo fosse o líder de São Francisco, Berlim ou de alguma outra metrópole progressiva, ele poderia ser considerado um visionário urbano", escrevem Reed Johnson e Rogerio Jelmayer logo no início do texto.

Segundo os autores, seu "esforço progressista mais visível é tentar converter esta cidade de 12 milhões de pessoas sufocada pelo tráfego em uma zona amigável para bicicletas e ônibus onde carros particulares são tratados como uma peste". Para a dupla, a iniciativa provavelmente será usada por adversários nas próximas eleições.

Eles afirmam ainda que a iniciativa "de modo geral ganhou altas notas do público, mas enfureceu alguns motoristas que veem o prefeito como uma intromissão quase socialista que está fora de sintonia com a sua cidade auto-cêntrica".

O texto afirma que numa São Paulo é "lamentavelmente escassa de áreas verdes", o fechamento da avenida Paulista para o tráfego de veículos foi bem recebida por pedestres, ciclistas e skatistas, mas o fato agravou as relações com comerciantes e vizinhos da região. Os autores citam ainda a proposta de transformação do Minhocão em um parque linear "a la High Line de Manhattan", mas dizem que a maioria dos paulistanos não quer a via demolida.

O jornal afirma que apesar das críticas que Haddad tem recebido no País, o prefeito é admirado no exterior por especialistas em transporte que lidaram com problemas de trânsito semelhantes. Como por Janette Sadik-Khan, que foi presidiu a expansão de ciclovias em Nova York, e disse que Haddad está criando as bases para tornar São Paulo mais sustentável.

— Não é de se espantar que o prefeito Haddad tem ouvido alguns resmungos. Quando você pressiona o status quo, o status quo reage.

Mas os autores também apresentam o lado de moradores, como Vilma Peramezza, de 73 anos, presidente de um grupo de moradores que quer mais estudos sobre impactos das ciclovias.

— O automóvel sempre foi um objeto de desejo e também uma necessidade. Depois de fazer dessa uma cidade que vive pelo carro, eles querem mudar isso.

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