O grau de satisfação dos passageiros nos aeroportos concedidos pelo governo registrou melhora, segundo pesquisa da Secretaria de Aviação Civil (SAC). A avaliação dos passageiros considera o resultado das obras entregues até junho e foi realizada entre os meses de abril e junho de 2014 em 15 terminais.
Mesmo com melhora de desempenho dos aeroportos em geral, a percepção sobre a qualidade dos serviços nos aeroportos de Confins, Guarulhos e Viracopos teve as maiores quedas, na comparação com o levantamento realizado no ano passado. Por outro lado, a pesquisa aponta para o ganho de três colocações dos aeroportos de Congonhas, Porto Alegre, Galeão e Brasília.
O índice de satisfação, considerando a nota média dos aeroportos pesquisados, foi 3,9 em escala de 1 a 5. Foi o maior índice desde a primeira edição da pesquisa. O aeroporto de Curitiba liderou o ranking com 4,1 pontos e Guarulhos ficou em último lugar, com 3,09.
A pesquisa ouviu 15.856 pessoas e avaliou quesitos relacionados a acesso, check in, migração, infraestrutura e aduana. Os procedimentos de embarque, emigração, segurança, informação e cordialidade dos funcionários estão entre os quesitos mais bem avaliados pelos entrevistados.
O custo da alimentação, do estacionamento e de produtos comerciais e a qualidade do wi-fi foram os principais alvos de crítica por parte dos passageiros. “Com esses dados, podemos exigir que cada aeroporto trace um plano de gestão para melhorar os quesitos mais criticados. Já fizemos isso com o aeroporto de Manaus”, afirmou em nota o ministro-chefe da Aviação Civil, Moreira Franco.
Ainda segundo o ministro, a pesquisa aponta para problemas que vão além da responsabilidade das concessionárias. “Percebemos, por meio da pesquisa, que as filas da Receita Federal estavam acima do razoável. Nos reunimos com eles e o problema foi resolvido.”
De acordo com a secretaria, o aeroporto de Brasília passou da 11ª para a 8ª colocação no ranking após ter inaugurado dois piers de embarque e desembarque e reformado o terminal de passageiros. O valor dos itens comerciais e o conforto no embarque foram os pontos fortes do aeroporto, segundo os passageiros.
O aeroporto de Guarulhos teve um desempenho ruim, apesar de ter passado por obras estruturais recentemente. O aeroporto caiu de 12º para 14º lugar no ranking. O secretaria explicou que as melhorias feitas até agora se restringiram ao Terminal 3, que é internacional. “Quando o restante do aeroporto for modernizado, a tendência é que a avaliação dos passageiros também melhore”, disse Moreira Franco.
Fonte: Valor Econômico, Por Rafael Bitencourt
Nenhum comentário:
Postar um comentário