De acordo com levantamento feito pelo jornal Agora, a Via Sul Transportes Urbanos Ltda, empresa que opera linhas de ônibus na capital paulista nas zonas Leste e Sul, é a campeã em reclamações. A publicação mostra uma lista com as cinco empresas que mais receberam reclamações por má prestação de serviços.
Os dados são uma média em relação à quantidade de passageiros transportados e referentes aos dados disponibilizados pela gerenciadora entre janeiro de 2013 e abril de 2014. Vale lembrar que quanto menor é o número do coeficiente de reclamações, maior é a proporcionalmente o índice de queixas por passageiro atendido:
1- Via Sul – 10 mil 714 reclamações em números absolutos no período de janeiro de 2013 a abril de 2014 – 557 mil 789 passageiros transportados por dia em média –52 de número para o índice de reclamações por passageiros transportados. 41% de reclamações são sobre atrasos. A reclamação pelo fato do motorista não parar no ponto pra embarque ou desembarque somam 16%
2- VIP (zona sul) – 14 mil 128 reclamações em números absolutos no período de janeiro de 2013 a abril de 2014 – 739 mil 619 passageiros transportados por dia em média –52,3 de número para o índice de reclamações por passageiros transportados.
3- Transpass – 6 mil 983 reclamações em números absolutos no período de janeiro de 2013 a abril de 2014 – 372 mil 985 passageiros transportados por dia em média –53,4 de número para o índice de reclamações por passageiros transportados.
4- Sambaíba Transporte – 14 mil 389 reclamações em números absolutos no período de janeiro de 2013 a abril de 2014 – 801 mil 616 passageiros transportados por dia em média –55,7 de número para o índice de reclamações por passageiros transportados.
5- Viação Santa Brígida – 9 mil 140 reclamações em números absolutos no período de janeiro de 2013 a abril de 2014 – 525 mil 439 passageiros transportados por dia em média –57,4 de número para o índice de reclamações por passageiros transportados.
Apesar dos números, a SPTrans garante que houve queda no número de queixas, cerca de 27% entre janeiro e abril deste ano na comparação com o mesmo período de 2013. Em relação aos atrasos nas partidas dos ônibus, a queda foi de 43%. Ainda sim, este tipo de queixa representam 69% do número de reclamações.
Com as informações de Blog Ponto de Ônibus
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