segunda-feira, 13 de abril de 2015

Mesmo com licitação retomada, Santos deve continuar com Piracicabana, aposta mercado

Viatrolebus

Mesmo com licitação, mercado aposta na permanência da Piracicabana em Santos

ônibus
Ônibus da Piracicabana em Santos. Apesar de licitação, mercado aposta na permanência da empresa da família Constantino.

Sessão pública deve receber propostas de interessados. Trólebus serão operados pela CET
ADAMO BAZANI – CBN
Apesar do anúncio para a próxima quarta-feira, dia 15 de abril, da realização da audiência que deve definir a operadora dos transportes municipais de Santos, no Litoral Paulista, o mercado aposta na continuidade da Viação Piracicaba, da família Constantino.
O processo licitatório estava travado desde o dia 11 de março no TCE – Tribunal de Contas do Estado por causa de uma representação contra o edital.
A prefeitura, em primeiro de abril, respondeu aos questionamentos elaborados pelos conselheiros e o TCE julgou improcedente a representação, permitindo a continuidade do certame.
A Piracicabana pertence a um grupo muito forte e foram realizados investimentos para renovação de frota e colocação de equipamentos de ar condicionado e wi-fi. Não que seja impossível outro grupo entrar, mas é bem difícil diante da situação.
O principal critério para determinar qual empresa vai operar os transportes municipais é o menor valor de tarifa, mas também a capacidade técnica, como experiência e disponibilidade de frota, será levada em consideração.
Entre as exigências está a manutenção de 100% da frota com equipamentos de acessibilidade e acesso à internet por Wi-Fi, o que já é disponibilizado pela empresa do grupo da família Constantino.
Outra exigência é a idade média da frota que não pode ser superior a três anos no primeiro ano de operação.
Além disso, 150 dos 299 veículos que atendem aos transportes municipais devem ter ar-condicionado, o que também já é cumprido pela Piracicabana. Estes ônibus vão receber sistema de programação de TV para os passageiros.
Os serviços devem contar com um GPS e uma central de operações com o SISMO – Sistema Integrado de Supervisão e Monitoramento de Ônibus.
A vencedora deve instalar 150 novos abrigos e 400 totens metálicos nos pontos de ônibus.
A linha 20 vai continuar ativa com seis trólebus para caráter turístico e cultural. A operação destes ônibus elétricos Mafersa, dos anos de 1990, deve ficar a cargo da prefeitura pela CET – Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos.

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