As políticas do prefeito Fernando Haddad (PT) que visam desestimular o uso do carro na capital já vêm ganhando repercussão internacional. Uma das principais revistas do Reino Unido, a The Economist, publicou uma matéria em sua edição impressa do último dia 29 de novembro enaltecendo a luta de Haddad para implantar as ciclovias e mudar um pouco a cultura do carro em São Paulo.
Intitulada de “Tropic of Copenhagen: a city fights its car addiction”, em português, algo como “Copenhagen dos Trópicos: uma cidade luta contra dependência dos carros”, a matéria compara a capital paulista a capital dinamarquesa que, há 30 anos, começou a implantar seu sistema de ciclovias. Apesar de ter enfrentado resistência por parte da população, hoje, na cidade, mais de 30% das viagens são feitas com bicicletas.
A matéria começa explicando o quanto São Paulo é obcecada por carros, usando números para ilustrar: a cidade tem 5,6 milhões de carros, quase um para cada duas pessoas, e o paulistano gasta, em média, três horas diárias paradas no trânsito.
A reportagem explica que o prefeito Fernando Haddad vem tentando reverter esse cenário e destaca que, em pouco mais de um ano, foram construídos mais quilômetros de ciclovias que em toda a história da cidade. “O senhor Haddad prometeu 400 km de ciclovias até o final de 2015, o que colocaria São Paulo em pé de igualdade com Compenhagen”, afirma a matéria.
O texto ainda destaca a luta que Haddad vem tendo que travar para vencer a resistência de parte da população. “Ele enfrenta um árduo caminho, digno de uma ‘Tour de France’”, compara.
Ainda que alvo de inúmeras reclamações, as ciclovias, além de repercutir na mídia internacional, já vem caindo no gosto dos paulistanos. Uma pesquisa recente do Datafolha apontou que mais de 80% da população apoia a iniciativa.
Atualmente, São Paulo conta com quase 200 km em ciclovias. E o número vem subindo…
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