Prefeita quer que centro da cidade seja dedicada aos pedestres e bicicletas até 2020
Divulgação
Cenários como a Champs Elysée lotada de carros pode ter fim até 2020
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, quer banir os carros do centro da capital francesa. O projeto da política é que até 2020 a região onde estão os maiores monumentos da cidade seja "semi-pedestrializada", ou seja, que os pedestres dominem sobre os carros.
Apesar do apelo em relação aos pedestres, a motivação principal do projeto é a redução das emissões de poluentes e do tráfego na região. A proposta diz que nos distritos centrais, apenas, bicicletas, ônibus e táxis poderão circular, além é claro de veículos de entrega, de emergência e dos moradores da região.
Em março deste ano, a prefeitura ofereceu transporte público, bicicletas e compartilhamento de carros elétricos de maneira gratuita para toda a cidade por um final de semana inteiro, como maneira de incentivar as pessoas a não utilizarem seus carros e reduzir as emissões de poluentes.
Após 20 anos, a cidade também voltou a contar com o rodízio de veículos por placa, como ocorre na cidade de São Paulo. O motivo também foi o aumento da poluição no ar. Até 2020, a ideia é que a cidade tenha o dobro de ciclofaixas, como parte de um plano que vai mais de 114 milhões de euros, cerca de R$ 362 milhões
Nenhum comentário:
Postar um comentário