Primeiro trecho já levantou polêmica entre moradores, mas passageiros dizem que o tempo de viagem diminuiu. Também haverá nova rota com faixa de ônibus em outra área da zona sul de São Paulo
ADAMO BAZANI
A polêmica sobre a instalação de uma faixa de ônibus na Avenida Giovanni Gronchi, na região do Morumbi, na zona sul da capital paulista, que começou a funcionar no 1º de fevereiro de 2016, parece não ter surtido efeito e a prefeitura a partir desta segunda-feira, 7 de março de 2016, vai ampliar o espaço para o transporte coletivo no local.
Nesta segunda-feira, a Avenida Giovanni Gronchi recebe mais 1,4 quilômetro de faixas para ônibus entre as avenidas Guilherme Dumont Villares e Carlos Caldeira Filho.
De acordo com a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, o novo trecho vai possibilitar a conexão entre as faixas de ônibus já existentes na Giovanni Gronchi entre a Praça Roberto Gomes Pedrosa e Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares e as avenidas Carlos Caldeira Filho e João Dias.
O trecho para ônibus que já existe na região soma 3,8 quilômetros de extensão e engloba as avenidas Giovanni Gronchi, Padre Lebret e Jules Rimet.
O funcionamento do novo trecho de 1,4 quilômetro será da seguinte maneira:
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido João Dias, entre a Avenidas Dr. Guilherme Dumont Villares e Rua Alexandre Archipenko, faixa exclusiva à direita, funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00;
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido João Dias, entre a Rua Alexandre Archipenko e Avenida Carlos Caldeira Filho, faixa exclusiva à esquerda, funcionamento em período integral;
– Avenida Giovanni Gronchi, sentido estádio do Morumbi, entre a Rua Alberto Augusto Alves e Avenida Dr. Guilherme Dumont Villares, faixa exclusiva à direita, funcionamento de segunda à sexta-feira das 6h00 às 9h00 e das 17h00 às 20h00;
A CET diz que pela Giovanni Gronchi passam por dia 146 mil 788 passageiros.
Moradores e comerciantes da região chegaram a fazer protestos reclamando do espaço para os ônibus. Eles disseram que a faixa que prioriza o transporte público e tira o espaço dos carros, complicando o trânsito na região. Também reclamaram de questões de segurança dizendo que os congestionamentos motivam assaltos e arrastões na avenida.
Já quem usa o transporte coletivo na região aprovou a medida e disse que o tempo de viagem no trecho ficou até 50% mais rápido.
A prefeitura afirmou que a prioridade deve ser o transporte coletivo. Um ônibus básico com capacidade para 70 passageiros pode substituir de uma só vez mais de 45 carros levando em consideração que a média de ocupação dos automóveis na cidade é inferior a 1,5.
AINDA NA ZONA SUL:
Também na zona sul da capital paulista, a CET e a SPTrans vão implantar outro trecho de faixa de ônibus. São 800 metros à direita nos seguintes espaços:
– Rua Centro Africana, entre a Rua Acari e Avenida João Dias,
– Rua Acari, entre a Rua Doutor Rubens Gomes Bueno e Rua Centro Africana,
– Rua Castro, entre as Ruas Bragança Paulista e Doutor Rubens Gomes Bueno
Em todos estes trechos, os ônibus e os táxis com passageiros têm exclusividade no sentido bairro e funcionamento é de segunda a sexta-feira das 16h às 20h.
Com estes novos 2,2 quilômetros, a cidade passa a ter 502,5 quilômetros de faixas para ônibus.
De acordo com a CET, as multas nestes novos espaços começam no dia 21 de março de 2016. Transitar em faixa exclusiva para ônibus ou corredor de ônibus é infração gravíssima, com 7 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,54
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